sexta-feira, agosto 31, 2007

31/08/1997

Conspirações e boatarias à parte, essa foi a data em que deixou este plano uma das maiores e mais carísmaticas figuras do século XX: Diana Spencer ou, simplesmente, Lady Di. Carismática, ícone da moda e ativista de várias causas nobres, ela sofreu durante 15 anos, parte deles calada, em um casamento infeliz.

Atualmente, muitos reconhecem hoje que o conto de fadas de Diana foi um intervalo na história do verdadeiro amor do Príncipe Charles e sua inadequada namorada de juventude - hoje esposa - Camila Parker Bowles. Voltando alguns anos no passado, era difícil aceitar tal hipótese.

Não me lembro exatamente em que momento tomei conhecimento da existência da Princesa Diana... Seu casamento transmitido pela tv e acompanhado por estimadas 750 milhões de pessoas foi antes de eu nascer. Talvez sua majestade fosse algo que estivesse no inconsciente coletivo da minha geração... Um daqueles fatos que sempre pareceram fazer parte de nossas vidas.

Lembro de muitos momentos de glamour, uma visita ao Brasil, da amizade com a embaixatriz brasileira e, claro, das campanhas com pessoas doentes e contra as minas terrestres. Entretanto, a primeira vez que lembro de ter prestado atenção em algo ligado a ela foi no famigerado episódio do "tampax"... Pequena feminista que era, lembro de ter ficado indignada com o herdeiro por ter traído-a de tal maneira. Hoje em dia, sei que as coisas não são tão simples e que a vida deles não era como se supunha.

De qualquer maneira, perdeu-se muito no túnel parisiense sob a Ponte de l'Alma naquela madrugada de agosto dez anos atrás. Três vidas acabaram ali, de modo brusco, inesperado. Naquela noite, o mundo perdeu alguém que simbolizava qualidades nobres do ser humano; uma pessoa imperfeita como todos somos, com problemas, defeitos e virtudes mas que, independentemente disso, usava sua posição e prestígio para tentar fazer alguma diferença. Não importa o que possa ter levado-a a tal postura - já disse que não vou entrar no mérito dos boatos e conspirações - precisa-se de mais pessoas assim no mundo de hoje.


Mais? Aqui.

quinta-feira, agosto 30, 2007

Drawing Monalisa



Um artista desenha a Monalisa no mais básico dos programas de imagem, o Paint. Ele levou aproximadamente 2h30... Acho que nem em uma vida inteira conseguiria algo semelhante... rs

quarta-feira, agosto 29, 2007

Futuro das mídias... (Parte II de II)

Continuando, claro que os "óculos" não seriam a única maneira de entretenimento... Convenhamos que seria esquisito ter todos os habitantes de uma casa numa mesma sala, cada um com os seus "óculos" (a mesma coisa sobre os carros conceituais para uma ou duas pessoas... até parece que deixaremos de ter filhos e tralhas a serem transportados)... rs Para as casas, acredito já ser realidade a existência de casas "geridas" por computadores... Mas eu imagino uma mudança no modo como vemos tv... Algo como um receptor que seja quase uma central multimídia... (até acho que já exista algo assim e eu desconheça)

As opções digitais dos tvs por assinatura brasileiras já oferecem opção de compra à la carte de filmes através do controle remoto (e, em alguns canais da escolha de legendas e idioma)... Só falta ter-se acesso a esses filmes quando bem entendermos (ainda tem hora marcada para começar os filmes) e aos vídeos e arquivos disponíveis na internet num mesmo aparelho (de preferência com uma tela maior que 20")...

Outra coisa que deve mudar é o modo como lemos... Acredito que a indústria literária, assim como a fonográfica, as emissoras de tv e os estúdios de cinema, devam sofrer uma grande mudança nos próximos anos... Já há alguns autores que nem procuram editoras, lançam seus livros direto como e-books*. Jornais e revistas já estão obsoletos faz tempo... A falta de um "papel digital" explica a existência deles até hj... Por falar nisso seria ótimo ter algo assim... Imaginem, num mesmo aparelho, super fino, mas de tamanho razoável, ler jornais e revistas, atualizados em tempo real, e livros... Seria o fim dos problemas de espaço físico de muita gente...

Tb acho que vem por aí uma mudança no modus-operanti da internet... Apesar de sermos vítimas constantes de pessoas mal-intencionadas, tenho a impressão que ainda vivemos numa era quase utópica... Mas isso é assunto para outro post.

*Assunto debatido com muito mais propriedade pelo Biajoni (aqui e aqui), no Forsit e no Uma Odisséia Literária.

terça-feira, agosto 28, 2007

Futuro das mídias... (Parte I de II)

... ou mídias do futuro.

Quem lê o blog regularmente, sabe que eu sou uma notória palpiteira... Não tenho experiência nenhuma em áreas relacionadas a novas tecnologias e afins. Aliás, muito do que vou falar pode parecer óbvio demais para algumas pessoas... Para dizer a verdade, conforme "a idade vem chegando", sinto cada vez mais a minha transformação em "anta-tecnológica". Contudo, não sou cega, e vejo algumas coisas que parecem ter como futuro se fundirem.

Por exemplo, celulares, câmeras e mp3. Digo há algum tempo, desde quando saíram os primeiros modelos que juntavam as três funções, que a tendência é chegar a um modelo que tenha um rendimento legal das três funções... Isso já está acontecendo (vide Nokia N95 por exemplo). Agora só falta os preços ficarem melhores... rs

Outra coisa que tenho observado é o crescimento da disponibilidade de todo e qualquer tipo de vídeos (isso já faz tempo, eu sei). Já faz um tempo que escrevi este texto, mas li ontem no Garota Sem Fio sobre a linha de celulares Bravia (mesmo nome dos televisores de plasma da Sony)... Mas interessante mesmo é chegar-se a um termo sobre qualidade e uma forma de distribuição para aparelhos portáteis (conexão wi-fi ou afins, talvez?) e modo de se assistir (telinhas ninguém merece) que seja realmente interessante e acessível. Li, na Veja creio eu, que estão sendo lançados modelos de visualizadores (na falta de uma palavra melhor) parecidos com óculos (é, tipo aqueles que diziam ser de realidade virtual) que dão a impressão de se estar assistindo a uma tela de 62 polegadas...

Imagina quando juntarem tudo isso (os celulares e tecnologias e modos de visualização) num aparelho portátil e seus opcionais? Entretenimento de qualidade em qualquer lugar!!!

Continua...

segunda-feira, agosto 27, 2007

Isso é Brasil...

Comentei no Twitter semana passada (quinta) sobre um texto que li no blog da Cora falando sobre a atitude desumana dos funcionários do Ministério da Agricultura no aeroporto. Leiam aqui.

Resumindo, uma moça saiu legalmente com o poodle para passar alguns meses na Alemanha. Saiu com a documentação legal em dia e com validade até 05/06/07. Não teve orientação para atentar ao fato que esse documento era para sair do país que, na volta, independentemente da validade do mesmo, precisaria de um do equivalente ao ministério da agricultura do outro país. Chegando aqui foi informada pelo órgão do Ministério da Agricultura no aeroporto que seu cachorro seria deportado para a Europa e incinerado quando chegasse lá. Conseguiu liminar, ofereceu-se para pagar um clínica em que o bichinho ficasse em quarentena, trouxe veterinário para atestar a saúde dele, nada adiantou. Precisou da decisão de um juiz para que ele fosse liberado. A pior parte é que a Advocacia Geral da União e o Ministério Público apelaram!!! Como assim? O Ministério Público não deveria defender os direitos dos cidadãos? Ninguém ali tem bom senso para perceber que os tais funcionários do aeroporto seguem um código de 1934? Hoje em dia é totalmente plausível detectar qualquer problema em menos de 24 horas!!!

Lendo o texto, que tem muitos outros detalhes, quase tive um treco de tanta indignação misturada com nojo!!! Sério, nojo mesmo!!! Nojo destes ditos seres humanos. Eles estão cumprindo regras, certo, mas não podem ter alma!!! Tem que ter alguém que possa dar o aval para que o bichinho ficasse em quarentena em algum outro lugar, já que o oficial citado no texto da lei não existe...

Precisei parar tudo que estava fazendo para tentar recuperar qualquer condição de pensar, de racionalizar o que quer que fosse... Precisei discutir isso, verbalizar para conseguir processar isso na minha cabeça. Isso nunca tinha me acontecido!!! Lógico que fico indignada com muitas coisas que acontecem no Brasil, mas nunca senti tanto nojo e vergonha de algum ser humano. Eu sou apaixonada por bichos, portanto totalmente parcial nesse caso, mas acredito que todos os seres vivos têm direito à vida, principalmente quando é possível conservá-la.

A minha Bá viveu com a gente por 14 anos e 6 meses. Nesse tempo, só deixamos de levá-la conosco a alguma viagem duas vezes, as quais duraram no máximo 4 dias e ela ficou aqui em casa com parentes que gostavam muito dela. Ela estava doente e velhinha e, mesmo assim, absorver o baque da morte dela foi dificílimo para mim!!! (vide estes posts) Não consigo imaginar o que seria passar por esta situação!!!

A minha baixinha linda

sábado, agosto 25, 2007

Musiquinha's

Beauty and the Beast
(Alan Menken, Howard Ashman)

Tale as old as time
True as it can be
Barely even friends
Than somebody bends
Unexpectedly

Just a little change
Small, to say the least
Both a little scared
Neither one prepared
Beauty and the Beast

Ever just the same
Ever a surprise
Ever as before
Ever just as sure
As the sun will arise

Tale as old as time
Tune as old as song
Bittersweet and strange
Finding you can change
Learning you were wrong

Certain as the sun
Rising in the east
Tale as old as time
Song as old as rhyme
Beauty and the beast.


PS: 1) Cantam Celine Dion e Peabo Bryson na gravação e Angela Lansbury na cena do filme.
2) Hoje faz 6 anos que o meu avô faleceu, num Sábado de manhã... Como ele era uma pessoa muito quieta, não sei de nenhum artista que ele gostasse... Só sei que ele era corintiano roxo... (e a pequena Cris ficou certa que existiam corintianos de todas as cores e resolveu que era a rosa!!! rs)

sexta-feira, agosto 24, 2007

Post Comunitário: O último a saber

Raramente abro exceção e posto mais de uma vez no dia, mas gostei essa postagem coletiva... Sem contar que o post de hj foi pequenininho, vai... Bom, vi sobre a postagem no Luz de Luma, da querida Luma Rosa. E quem começou com a idéia foi a Micha. A pergunta é:

"Você já foi o(a) último(a) a saber algo que lhe dizia respeito? Demissão, término de um namoro, traição de amiga ou namorado, morte de um ente querido? Se sentiu traído? Como reagiu ao saber?"

Demissão? Não... Todas foram em consenso...

Morte de ente querido? Já descobri a morte de uma pessoa que eu amava muito da pior maneira possível... Aliás, amanhã faz 6 anos... Mas não fui a última a saber.

Traição de amigas? Não... Tenho poucas amigas de verdade, mancadas acontecem, mas traição não me recordo...

Namoros? Não sou realmente alguém que tenha tido muitos namoros na vida... Mas o primeiro terminou em algo parecido com "ser a última a saber"... Não era apaixonada pelo menino nem nada, ele ficou atrás de mim uns 3 anos e eu estava só passando o tempo, tinha uns 17 anos, estava fazendo vestibular... Ele simplesmente sumiu no fds antes da Fuvest, para ir ao boliche com um povo que nem era amigo dele. No Domingo nada... Na Segunda ele me ligou, perguntou como foi a prova e disse, à queima-roupa, "acho que deveríamos dar um tempo porque eu estou ficando com outra pessoa"...

Como me senti? Meu orgulho ficou um bocado ferido... rs

A minha reação? Quando desliguei o telefone, eu ri. Juro que estava pensando em terminar por causa da mancada do fds... Fiquei p**a com irmão e amigos que viram/sabiam/perceberam algo estranho e, por razões que vão de super proteção a distração, não me falaram nada. Quanto a ele, indiferença total. Convivi socialmente com o ex enquanto ele morou por aqui, mas nem ligava para a presença dele. E a fila andou e rápido (como sempre acontece nessa idade rs).

Uns dois ou três anos depois, conversando com colegas de trabalho, chegamos a um conclusão interessante... Gente (update: de um modo geral homens que têm medo de possíveis lágrimas) que termina relacionamento por telefone tem medo de não conseguir fazer ao vivo. Especialmente quando se mora na mesma rua.

Estatísticas

Vcs sabiam que estamos caminhando a passos largos para os 7 bilhões de habitantes no planeta Terra? Que quase 20 mil espécies foram extintas esse ano? É o que informa o World Clock do site Poodwaddle... Quer saber as estatísticas oficiais desse ano até agora? Do mês? Semana? De hoje? Deste exato momento? Aqui vc acha tudo isso...

População mundial, nascimentos, mortes, infectados pelas mais cruéis doenças, acidentes... Ah, em inglês.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Escrever para quem?

Mais um meme que tem rodado é a pergunta: Devo escrever para leitores de feeds ou para paraquedistas?

Bom, antes de tudo, escrevo para mim... Fico muito feliz em saber que tenho leitores (e fiz amigos) mas, basicamente, escrevo sobre o que gosto e desgosto, sobre o que acho interessante, posto coisinhas que achei por aí e gostei... ;) Para falar a verdade, nem me atraio muito por escrever sobre o que todos estejam escrevendo. Dificilmente o que eu escreveria passaria pelo meu senso crítico após ler a opinião de pessoas que eu respeito... (o suposto silêncio sobre o pan e sobre a tal propaganda contra blogueiros vem daí... uma exceção foi a blogagem coletiva sobre amamentação)

Sinceramente, prefiro escrever para os leitores de feeds... São pessoas de quem sempre pode se esperar um feedback... Além de serem pessoas com quem é possível fazer amizade... (cabe um parênteses: não faz tanto tempo que me rendi ao Google Reader... apesar de toda praticidade, sinto falta da identificação com o layout de cada um...)

Pensando bem, até que não caem tantos paraquedistas aqui... (sou uma verdadeira nanica rs) A maior parte deles cai por coisas que eu citei em algum momento. Os campeões de audiência - lenda do girassol, Homem Aranha, música dos anos 80 e Harry Potter (1, 2, 3) - se não eram posts mais complexos, viraram... (fazer o que se não consigo resistir a ajudar as pessoas) Para não dizer que os joselitos não chegam por essas paragens tb, semana passada caiu alguém procurando fotos do acidente aéreo e, tão cabeçudo que era, nem percebeu que seria levado a um post de 2005 (o qual, diga-se de passagem, não tem nada a ver com aviões... não consegui descobrir a relação que o Google achou)...

Um dos argumentos a favor de escrever para os paraquedistas é o AdSense... Difilmente um leitor constante clicaria... Até coloquei aí do lado, mas acho que nunca alcançarei os 100 dólares necessários para o cheque...

Cada um escreve para quem lhe convém, mas acho que, no fim da história, todos meio que acabamos escrevendo tanto para paraquedistas (mesmo que inconscientemente) quanto para leitores de feed.

quarta-feira, agosto 22, 2007

Filme: Harry Potter e a Ordem da Fênix

Para quem possa ficar confuso (como o namorado e a cunhada), este é o quinto filme (sim, no mesmo ano do sétimo livro). E, como demorei demais para ir ao cinema - fui Sábado - acabei tendo que ir no mais caro (e melhor) conglomerado da ZL para ver legendado... E pior, peguei uma tremenda fila por causa da estréia dos Simpsons (para quem não sabe, não gosto deles)...

A história, como todas as demais começa durante as férias de Harry, na casa dos tios trouxas. Nesse momento, Harry se sente isolado de tudo e todos por não ter recebido nenhum tipo de notícia da comunidade bruxa desde o fim do ano letivo. Com 15 anos, Harry é submetido a um julgamento por uma infração menor (que foi necessária para salvar sua vida e a do primo) e está meio revoltado, por achar que, devido a tudo que passou na vida, deveria ter maior participação na luta contra vocês-sabem-quem, capitaneada por Dumbledore e sua Ordem da Fênix.

Ao mesmo tempo que precisa lidar com a suposta indiferença de seu mentor, Harry precisa conviver com a incredulidade do mundo bruxo que, aceitando a posição oficial do Ministério da Magia, põe em dúvida as reais intenções (e mesmo a sanidade) de Harry e Dumbledore, já que, teoricamente, não há porque acreditar na volta do bruxo das trevas.

O mesmo ministério tenta tornar os alunos bruxos inaptos para batalhas verdadeiras, nomeando uma espiã/professora totalmente intolerante e racista. A tal mulher (não necessariamente nesta ordem) faz da escola praticamente uma prisão, castiga quem a contraria, destitui o diretor, institui regras arbitrárias e acaba levando à criação da Armada Dumbledore - nome mal citado no filme - que, apesar de visar somente à preparação dos jovens para a guerra por vir, acaba sendo interpretada como prova da afronta de Dumbledore.

Em uma comparação com livro, assim como aconteceu com o segundo capítulo, prefiro o filme. Talvez para não correr o risco de destruir a empatia com o personagem, o Harry dos cinemas é muito menos revoltadinho/chato/implicante que o do livro. Mas há uma característica persistente: ele é e continuará sendo precipitado (o que não deixa de ser uma característica da adolescência em geral).

Outra coisa: tempos atrás, comentei que, quando estou lendo, não costumo visualizar as caras dos atores como os personagens (talvez por ter lido os livros antes)... A Tonks é exatamente como eu tinha imaginado!!!! rs

O filme foi muito bem feito, os efeitos estão ótimos!!! Obviamente, devido às restrições de duração do filme, acaba-se perdendo alguns trechos e alguns personagens de relativa importância acabam mal aparecendo. Anyway, saí do cinema extasiada pelo que tinha visto. Ao ponto do namorado, que dormiu (!!!) metade do filme, dizer que namora uma criança crescida. :P Sou terrivelmente suspeita, mas recomendo. rs


Título Original: Harry Potter and the Order of the Phoenix
Estúdio: Warner Bros. Pictures / Heyday Films
Direção: David Yates
Duração: 138 minutos

segunda-feira, agosto 20, 2007

Diário de um concursanda...

"Querido diário, Nesse último fim de semana fiz o meu quinto, sim quinto, concurso público do ano... O score ainda está a favor de quem formula as provas, mas eu chego lá..."

Já tinha dito no blog há algum tempo, que havia decidido partir de vez para os concursos, totalmente desiludida com os processos seletivos das empresas privadas. Bom, continuo não acreditando nos métodos de seleção baseados em dinâmicas. A novidade é que finalmente tomei vergonha na cara e resolvi estudar de verdade para as provas. Estou acumulando horas sentada na cadeira, e tenho estudado um bocado... Aliás, estou pirando na matemática!!! rs Não lembrava de muita coisa... Outras tenho plena certeza que nunca vi... Os resultados? Qualquer dia eles aparecem... Eles andam meio em baixa por um motivo básico: direito! Como nunca fui muito boa em decoreba, acabo deixando para o final e mal estudo...

Mas a razão deste post é outra... Nos últimos 3 ou 4 anos, fiz algumas provas, algumas muito concorridas, daquelas que tem quase mil candidatos por vaga e outras nem tanto, e acabei criando o hábito de observar as medidas de segurança contra fraudes de cada prova. Há organizadores que não ligam muito para bolsas e celulares... Cheguei a fazer uma prova em que algumas pessoas, mesmo já estando dentro da sala, só pararam de usar e desligaram o bichinho quando os portões fecharam... Em outras, é terminantemente proibido sequer ligar o aparelho ainda dentro do colégio/faculdade em que a prova está sendo realizada...

Algumas coisas nem são tão dignas de nota, mas vamos à listinha do que eu usaria em uma prova que organizasse:
- canetas para realizar a prova têm que ser pretas e com o corpo transparente;
- somente lápis, nada de lapiseira (pq elas não têm o corpo transparente na maioria das vezes);
- celulares devem ser desligados ainda na porta, antes de entrar na sala, e entregues a uma fiscal que guardará todos em sua mesa (identificados por estarem presos por um elástico junto ao documento de identidade do candidato);
- bolsas deverão ser colocadas em sacos plásticos lacrados no tablado da sala (ou seja, lá na frente, embaixo da lousa);
- cabelos devem estar presos de modo a mostrar as orelhas e bonés tb serão lacrados e deixados na frente;
- os lugares serão marcados;
- os fiscais pegarão duas vezes a impressão digital do polegar direito;
- deve-se assinar lista de presença, folha de respostas (3 vezes) e caderno de questões (que não ficará com o candidato);
- após entrada na sala, somente se poderá ir ao banheiro após o início da prova, acompanhado de um fiscal e, na saída do mesmo, o candidato deverá passar por um detector de metais;
- a saída da sala só será permitida passado 1/3 da duração da prova;
- após o término da prova, recebe-se uma folha para passar as respostas (de modo que o candidato possa conferir como se saiu);
- só se poderá tirar o lacre da bolsa depois de deixar a sala;
- não será mais permitido usar o mesmo banheiro de quem ainda está fazendo prova, somente o térreo;
- celulares só deverão ser religados após passar pelo portão da escola/faculdade;
- quando ficarem somente três candidatos na sala, os mesmos deverão esperar que o último termine para sairem juntos.

Logicamente nenhum concurso teve tudo isso... Assim como nem tudo que está no edital cai na prova. Mas me divirto observando essas coisas enquanto espero a prova começar... Uma coisa interessante que só descobri nesse último concurso é que lactantes têm o direito de levarem seus bebês e amamentar durante a prova (em sala separada, acompanhadas de fiscal e sem acréscimo no tempo de prova). Sempre leio os editais e nunca achei nada a respeito... Perguntei para uma fiscal e ela confirmou que pode, mas que em 20 anos trabalhando com concursos, nunca tinha visto antes.

Dicas para ir bem? Como os meus scores não são constantes, não acredito ser a melhor pessoa para isso... ;)

PS: Coloquei um Twitter aí do lado para comentar coisas que o blog não necessarimente comporta... Neste momento está com um teste, em português e inglês (modo que eu vou tentar deixar como padrão, mesmo que possam ocorrer alguns errinhos no inglês... rs) desisti de escrever em pt e en.

sábado, agosto 18, 2007

Musiquinha's

I’ve Got You Under My Skin
(Frank Sinatra)

Ive got you under my skin
Ive got you deep in the heart of me
So deep in my heart, that youre really a part of me
Ive got you under my skin

Ive tried so not to give in
Ive said to myself this affair never will go so well
But why should I try to resist, when baby will I know than well
That Ive got you under my skin

Id sacrifice anything come what might
For the sake of having you near
In spite of a warning voice that comes in the night
And repeats, repeats in my ear

Dont you know you fool, you never can win
Use your mentality, wake up to reality
But each time I do, just the thought of you
Makes me stop before I begin
cause Ive got you under my skin

sexta-feira, agosto 17, 2007

O que faz você feliz? (IV-IV)

"O que faz você feliz?

Comer morango com a mão
Pôr açúcar no abacate
Brincar com o melão
Goiaba, romã, jabuticaba
Ou é o gostinho de infância que te faz feliz?

Cuspir sementes de melancia
Falar besteira
Ficar sem fazer nada
Plantar bananeira
Ou comer banana amassada

Afinal, o que faz você feliz?"

(Arnaldo Antunes)



Minhas queridas amigas Luma Kimura, Luma Rosa e Luciana Farias comentaram o que as faz felizes nos posts anteriores da série... Para não deixar tão ctrl+c/ctrl+v, encerrando a série vou falar um pouco sobre o que me faz feliz...

Pequenas coisas me fazem feliz... Minha família me faz muito feliz (e, como era de se esperar, me irrita um bocado tb)... O namorado, apesar dos bicos intermináveis, tb me faz feliz!!! E muito.

Mas duas coisas iluminam qualquer um dos meus dias: crianças e cachorros... Graças aos céus, sempre tenho muitas crianças em volta... São 4 priminhas (a quinta já é maior que eu), um afilhado lindo (com menos de 3 anos e quase do tamanho da madrinha) e três sobrinhos fofésimos (sic) por parte do namorado!!! Ainda estou sem cachorro em casa, mas me fazem feliz os pequenos momentos com a Titi (da vó), a Belinha (mãe dos bebês, da minha tia), o Bill (weimaraner do Lu), o "Bóhis" (do "Duduado"), o Bidu e o Tico (dos vizinhos)...

quinta-feira, agosto 16, 2007

O que faz você feliz? (III-IV)

"O que faz você feliz?

Ficar de bobeira
Assaltar a geladeira
Comer frango com a mão
Tomar água na garrafa
Passar azeite no pão
Ou é namorar a noite inteira que faz você feliz?

Rir e brindar à toa
Um filme, uma conversa boa
Fazer um dia normal virar uma noite especial

Afinal, o que faz você feliz?"


quarta-feira, agosto 15, 2007

O que faz você feliz? (II-IV)

"O que faz você feliz?

Aquela comida caseira
Arroz com feijão, brincar a tarde inteira
O molho do macarrão
Ou é o cheiro da cebola fritando que faz você feliz?

O papo com a vizinha
O bife, a batatinha
A goiabada com queijo
Um doce ou um desejo

Afinal, o que faz você feliz?"




PS: Essa semana está muito movimentada por aqui... Apesar de ter alguns textos na reserva, vou focar nessa mini-série do YouTube. Voltaremos à programação normal em breve.

terça-feira, agosto 14, 2007

O que faz você feliz? (I-IV)

“O que faz você feliz?

A lua, a praia, o mar
Uma rua, passear
Um doce, uma dança, um beijo
Ou goiabada com queijo

Afinal, o que faz você feliz?

Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde
Arroz com feijão, matar a saudade
O aumento, a casa, o carro que você sempre quis
Ou são os sonhos que te fazem feliz?

Dormir na rede, matar a sede
Ler ou viver um romance
O que faz você feliz?

Um lápis, uma letra, uma conversa boa
Um cafuné, café com leite, rir a toa
Um pássaro, um parque, um chafariz
Ou será o choro que te faz feliz?

A pausa para pensar
Sentir o vento, esquecer o tempo
O céu, o sol, um som
A pessoa, ou o lugar?

Agora me diz, o que faz você feliz?”



segunda-feira, agosto 13, 2007

Música dos Anos 80

Apesar da existência de bandas de todos os gêneros desde sempre, o que mais marcou a dita "década perdida" (discordo totalmente desse termo), foi a música pop. Vez por outra, chega aqui alguém procurando músicas dessa época... Sorry, mas não indexo arquivos.

Mas, se vc está procurando artistas que faziam sucesso, mesmo que seja algum one-hit wonder, tenho alguns para recomendar... Logicamente sites como o Projeto Autobahn têm muitos mais... Alguns são remanescentes dos anos 70, outros chegaram aos 90, tem gente na ativa até hoje, mas sumidos da mídia e outros que ainda vendem muito bem... Na seqüência, os que constam na minha listinha:

A-ha, Abba, Air Supply, Alphaville, B-52's, Bananarama, Bangles, Blondie, Billy Idol, Bonnie Tyler, Bryan Ferry, Carly Simon, Culture Club, Cyndi Lauper, David Bowie, Debbie Gibson, Depeche Mode, Dire Straits, Duran Duran, Echo & The Bunnymen, Erasure, Europe, Eurythmics, Genesis, George Michael, Human League, Information Society, INXS, Journey, Joy Division, Kylie Minogue, Madonna, Michael Jackson, New Order, Oingo Boingo, Pet Shop Boys, Pretenders, Prince, Rick Astley, Roxette, Simple Minds, Siouxsie, SoftCell, Suzanne Vega, Talking Heads, Tears For Fears, The Cure, The Smiths, Toto, Wham...

(há muitos mais, posso ter esquecido algum que eu mesma gosto...)

Procura letras? Recomendo o Lyrics Cafe.
Downloads? Vc escolhe, há muitas ferramentas (legais* ou não)...
Mais informações sobre alguma das bandas? São Google, claro!



* o Lounge comentou sobre a odisséia de se comprar música legal aqui...


PS: Como sempre, lista baseada no meu gosto pessoal. Não gosto muito da música pop nacional dos anos 80, só do rock, por isso não consta nenhum artista nacional na lista (que é de pop!). Qualquer hora dessas falo sobre o rock nacional dos anos 80...

domingo, agosto 12, 2007

Dia dos Pais

Pai de Verdade
(Silvia Schmidt)

Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.

Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.

Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.

Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.

Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.

Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.

Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha tudo aquilo que merecer e realmente desejar.

Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe até que ponto está alimentando um espírito de dependência.

Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para um caminho de honestidade e de Bem.

Pai de verdade mesmo não diz "faça isto" ou "faça aquilo" , mas sim "tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe".

Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.

Pai de verdade mesmo é o Amigo sempre presente, atento e amoroso - com a alma de joelhos - pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos...

sábado, agosto 11, 2007

Musiquinha's

Stay On These Roads
(Morten Harket/Mags/Pal Waaktaar*)

The cold has a voice
It talks to me
Stillborn, by choice
It airs no need to hold

Old man feels the cold...
Oh baby don't
'cause I've been told

Stay on these roads
We shall meet, I know
Stay on...my love
We shall meet, I know
I know

Where joy should reign
These skies restrain
'Shadow your love...'
The voice trails off again

Old man feels the cold
Oh baby don't
'cause I've been told

Stay on these roads
We shall meet, I know
Stay on...my love
You feel so weak, be strong
Stay on, stay on
We shall meet, I know
I know
I know, my love, I know

Feel the cold
Winter's calling on my home...


*aka A-ha
PS: PQP essa conexão!!! Não consigo entrar no blog para ver se publicou e acabou duplicando o post!!! Humph!!! (vi pelo Google Reader só!!!)

sexta-feira, agosto 10, 2007

Blog 5 Estrelas

Foi com certa surpresa que, trasanteontem, recebi um comentário me parabenizando pela indicação ao prêmio Blog 5 Estrelas. Passei o dia inteiro às voltas com a Matemática, até suspeitava de quem poderia ter me indicado, mas tinha lido o blog dela na Segunda à noite e não tinha nada... Luma, muito obrigada pela indicação! Não sou muito adepta de premiações mas, obviamente me senti honrada por ter sido lembrada.

A idéia do prêmio foi criada pela Elza, do Nada para mim, com o objetivo de levar as pessoas a conhecerem mais blogs. As regrinhas são:
1. Podem participar na votação todos os bloggers que mantenham blogs ativos há mais de um mês [os outros esperem por outra ideia brilhante que alguém irá ter].

2. Cada blogger deverá referenciar cinco nomes de blogs. A cada menção corresponde um 1 voto.

3. Cada blogger só poderá votar uma vez, e deverá publicar as suas menções no seu blog [da forma que melhor desejar], enviando-as posteriormente para o seguinte e-mail: elzinhalinda@gmail.com. No e-mail, além da sua escolha, deverão indicar o link para o post onde postaram as nomeações. A data limite para a publicação e envio das votações é dia: 27/08/2007.

4. De forma a reduzir alguns constrangimentos [e desplantes], e evitar algumas cortesias desnecessárias, também são considerados votos nulos:
- Os votos dos blogger(s) em si próprio(s) ou em blog(s) em que participa(m);
- Os votos no blog Nada pra mim.

5. Cada blog que for indicado ou indicar, deve conter de onde veio a origem do concurso, ou seja deverão manter um link para este blog afim de que outras pessoas possam conhecer a idealizadora da idéia.

Portanto, eis as minhas indicações:

- Dia de Folga

- Jogando Conversa Fora

- Luz de Luma

- ...Eeeepa!

- Blog do J.F.!


Os blogs mais votados sairão no dia 31/08/07 (BlogDay!).

quinta-feira, agosto 09, 2007

Cachorros

Ontem fez 9 meses que a Baby morreu. Apesar de ter parado de falar nisso, o assunto ainda é algo delicado para mim. Um exemplo? Contei aqui que estava lendo o Marley & eu e pretendia comentar a respeito... Ainda não tive condições de terminar esse livro... Quando ele começou a apresentar sintomas familiares, desandei a chorar. Não aquela emoção normal, um choro convulsivo, de soluçar...

Também comentei antes que as pessoas aqui em casa, desde o começo dessa nova situação, sempre estiveram em momentos e sentimentos diferentes no que diz respeito à morte dela. Há uma teoria que chama isso de Fases do Luto.

Diz-se que há quatro fases para a vivência do luto:
1) O choque: a pessoa se sente atordoada, ou adormecida, sem entender bem ou conseguir aceitar o que aconteceu.

2) A negação: a pessoa fica em estado de incredulidade, e começa a se perguntar porquê. Por que isso aconteceu? Por que eu não evitei? Procura manter a pessoa amada consigo, negando a sua partida.

3) Sofrimento/Desorganização: a perda foi introjetada, não pode ser mais negada, e resta lidar com a dor e com tudo aquilo que a perda acarreta.

4) A recuperação: aqui, pode-se começar a olhar para o futuro, ao invés de ficar concentrando-se no passado, há um ajuste à realidade da perda e pode-se até começar a estabeler novos relacionamentos.

Desde o começo, muita gente me disse que eu deveria arranjar outro bichinho logo (e outros disseram que após a passagem dos seus não queriam novos para não passar por isso novamente)... Eu amo animais. Sempre quis outro, mas não moro sozinha, isso precisaria ser um consenso (e durante algum tempo não foi).

Nesse momento há filhotes novos (recém nascidos) na casa da minha tia, mas nenhum deles será meu... Yorkshires têm poucos bebês de cada vez e tem muita gente na fila... Mas isso não me impede de tirar fotos e brincar - no futuro - com os bebês!!! (pena que a pilha da digital só deu para 4 fotos...)









Aproveitando o assunto: tb tem muita que chega aqui por perguntar ao Google que nome dar a um cachorro. Eu acho que isso é uma coisa pessoal, cabendo a cada um escolher... Tem gente que prefere nomes de gente (Tobias, Heitor, Penélope, Sofia), outros preferem nomes típicos de cachorro (Rex, Pingo, Bingo, Bidu, Lady) ou mesmo homenageiam alguém (Copérnico, Freud, Paquita, Pituxa, Catuxa).

quarta-feira, agosto 08, 2007

Homem Aranha

Há algum tempo atrás escrevi sobre o Homem Aranha 2 (aqui). Até aqui, nada de anormal, escrevo sobre várias coisas que assisto/leio/escuto. Mês passado comentei que muita gente chegava aqui procurando imagens dele (aqui)...

Não se precisa falar nada sobre a falta de noção de grande parte dos internautas-padrão/paraquedistas (aqui e aqui há textos interessantes sobre isso), mas eu ainda me pergunto: o que um blog que chama Casa da Cris (nome típido de menina) teria a acrescentar sobre o personagem para atrair tanta gente? Bom, como eu detesto fazer pesquisas e chegar a algum lugar que não tenha o que eu estava procurando, resolvi fazer a lição de casa e tentar acrescentar algo...

O Homem Aranha, alter-ego de Peter Benjamim Parker, foi criado por Stan Lee (o mesmo de X-Men, Hulk, Quarteto Fantástico...) e Steve Ditko na década de 60 (sua primeira aparição foi em 08/1962, na revista Amazing Fantasy) e pertence ao cast da Marvel Comics.

Na história, o garoto órfão foi criado nos subúrbios (Queens) por um casal de tios idosos e sem filhos, tornando-se um adolescente tímido e inteligente. Sua transformação em super-herói começou quando, ao participar de uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, foi picado por uma aranha radioativa que causou uma mutação em seu organismo (detalhe: nos filmes e em uma das versões dos quadrinhos a aranha causadora da mutação foi genéticamente modificada).

Quando se descobre um "super-homem", Peter decide usar suas novas habilidades para ganhar algum dinheiro. A morte trágica de seu tio, pelas mãos de um ladrão que ele não se importou em parar, e a culpa que se segue fazem com que ele passe a utilizar seus poderes para combater o crime, afinal, "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" e "um homem realmente pode fazer a diferença". Grandes inimigos (Duende-Verde, Dr.Octopus, Sandman, Scorpion, Venom, Elektro, Mystério, entre outros), grandes amores (Gwen Stacy, Mary Jane, Felicia Hardy/Gata Negra) e Nova York sempre precisando ser salva se tornam responsabilidades de um até então garoto normal.

A partir daí, o resto é história... Quadrinhos, desenhos, filmes, brinquedos...

Seguem fotos (dos filmes):










Não tenho nada contra o personagem, até gosto dele, mas a não ser que realmente saia outro filme e eu resolva fazer a resenha, chega de Homem Aranha por aqui!!!


(fontes: Site Oficial, Google Images, Wikipedia/links: Official Website, Marvel)

terça-feira, agosto 07, 2007

Semana Mundial da Amamentação

A importância da amamentação para a mamãe e o bebê vai além da criação de um vínculo afetivo: o leite materno contém nutrientes, enzimas e substâncias imunológicas que protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita nos primeiros seis meses (período no qual acontece o amadurecimento do sistema digestivo do bebê) e como complemente à alimentação por mais algum tempo (segundo a OMS, a amamentação deve ocorrer até os 2 anos).

Nessa última semana (de 1 a 7 de Agosto) ocorreu a Semana Mundial da Amamentação, ação criada em 1992 pela Aliança Mundial Pró Aleitamento Materno (WABA), que atualmente ocorre em mais de 120 países.

O slogan da campanha dessa ano é “Amamentação na Primeira Hora, Proteção sem Demora” e diz respeito a ao citado ato, que estimula a produção do leite e a contração do útero na mãe (ajuda a expulsar a placenta e reduz o sangramento após o parto), além de incentivar o reflexo de sucção do bebê.

Uma das muitas vantagens dese ato é a exposição do bebê às bactérias da mãe que costumam ser menos agressivas e contra as quais o leite materno possui fatores de proteção. As bactérias maternas passam a habitar o intestino e a pele do bebê, competindo com as bactérias mais nocivas do ambiente hospitalar, de modo a evitar a ocorrência de infecções.

Pessoalmente, não tenho muito a acrescentar sobre amamentação porque não passei por essa experiência (ainda), mas acho relevante saber a respeito, mesmo sem a intenção de ser mãe por enqüanto.


PS: Esse post faz parte da blogagem coletiva organizada pelo blog Sindrome de Estocolmo.

Fontes: Revista Pais e Filhos, Matrice, Guia do bebê

segunda-feira, agosto 06, 2007

15 boas práticas para ter uma boa noite de sono

Como muitas pessoas no mundo, tenho sérios problemas para dormir... Tenho que estar completamente exausta para conseguir dormir logo. Caso contrário, passo horas pensando besteira ou fazendo planos mirabolantes junto ao travesseiro. Atualmente, adotei a estratégia de ficar repassando músicas... Até cansar... Mas o meu problema não é só esse. Também acordo no meio da noite sem motivos e tenho horror de acordar antes das 9 (por que será que eu não posso simplesmente trabalhar das 11 às 20?)

Bom, lendo o Favoritos, encontrei um site, em inglês, com 15 práticas que podem ajudar a melhorar a qualidade das noites de sono e resolvi adaptá-las para postar aqui (por adaptá-las entenda-se traduzir, completar e escrever do meu jeito). O que não significa que eu siga todas... rs

01) Fazer atividades físicas menos de duas horas antes de ir para a cama não é uma boa idéia, pois estimula o cérebro e a pressão sangüínea, tornando mais difícil cair no sono.

02) Evite o uso de cafeína durante o dia, especialmente antes de ir domir.

03) Evite beliscar antes de ir dormir. Ocorre um aumento no nível de açúcar no sangue e no risco de acordar durante a noite e ter problemas para dormir de novo.

04) Durma o mais no escuro possível. Até a mais fraca luz no quarto pode interromper seu sono e prejudicar a produção de melatonina (neuro-hormônio relacionado com a regulação fisiológica do organismo, ajustando e mantendo o relógio biológico ) e serotonina (neurotransmissor).

05) Ir ao banheiro antes dormir deveria ser a última coisa feita no dia.

06) Se vc realmente precisa ir ao banheiro durante a noite, não acenda as luzes. Ao acendê-las, perde-se toda a produção de melatonina da noite.

07) Mantenha o uso da tv e do computador o mais longe possível da hora de dormir.

08) Mantenha os pés aquecidos, eles costumam esfriar antes do resto do corpo.

09) Evite a ingestão de álcool. Apesar do mito que bebidas alcóolicas podem ajudar a dormir, esse efeito é relativo, pois não se consegue chegar aos estágios mais profundos do sono (os mais restauradores).

10) Esqueça o relógio. Tire-o do quarto. Ficar acompanhando o passar das horas não é uma boa idéia pois começa um ciclo no qual se pensa como está difícil dormir e isso acaba virando realidade.

11) Use sua cama somente para dormir e sexo. Nada de trabalhar, ler ou atender telefone.

12) Não tire sonecas longas. Se sentir-se cansando durante o dia e precisar de uma soneca, não durma mais que meia hora. Outra alternativa é dar uma caminhada. Caminhar 15 minutos pode fazer maravilhas em um dia cansativo.

13) Não vá dormir com o estômago vazio, mas tb não faça uma grande refeição. Um copo de leite, que induz ao sono por conter triptofano, é uma boa sugestão.

14) Exponha-se à luz solar logo que acordar, isso ajuda o seu relógio biológico a se situar.

15) Certifique-se de que sua cama é confortável, um bom travesseiro e cama podem fazer maravilhas.

* Artigo original

sábado, agosto 04, 2007

Musiquinha's

O Bêbado e A Equilibrista
(João Bosco & Aldir Blanc)

Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos
A lua tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria um brilho de a...lu...guel
E nuvens lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas, que sufoco louco

O bêbado com chapéu coco fazia irreverências mil
Prá noite do Bra...sil, meu Brasil
Que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu num rabo de foguete
Chora a nossa pátria mãe gentil
Choram marias e clarisses no solo do Brasil
Mas sei que uma dor assim pungente não há de ser
inutilmente
A espe...rança dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha pode se ma...chu...car
Azar, a esperança equilibrista sabe que o show de
todo artista tem que continuar

PS: Interpretada por Elis Regina

sexta-feira, agosto 03, 2007

Livro: Harry Potter and the Deathly Hallows

Desde que voltei a escrever no blog, tinha a intenção de falar sobre os livros que leio/li no ano vigente... Como estou numa rotina meio confusa/movimentada, mal consegui acabar de ler o que quer que fosse... Mas dei um jeito de burlar as apostilas e ler um versão traduzida não-oficial do Harry Potter 7.

Dúvida: mas vc não fala/lê/escreve em inglês? Sim, mas como se trata de um livro inicialmente infantil, a tradutora oficial optou por adaptar nomes de pessoas, lugares, coisas e até mesmo alguns feitiços (matéria com ela) e, mesmo que o público tenha crescido, deve manter-se coerente com isso (e ela o faz). Para que eu pudesse ler em inglês da maneira que eu gosto (sim, sou metódica até nisso), teria que ler os 6 anteriores... E eu já falei disso antes aqui.

Como a minha primeira leitura é um tanto atropelada, achei que não haveria nada demais em ler uma tradução alternativa. Todas as (muitas) pessoas que participaram desse processo têm o seu mérito, mas algumas delas bem que poderiam ter umas aulinhas de português... Nada muito sofisticado, coisas do tipo não colocar crase antes de palavras masculinas...

Certo, o livro!!! Apesar dos filmes terem dado uma fisionomia aos personagens, voltando à leitura, na minha cabeça eles continuavam como eram antes... Por exemplo, para mim, o Sirius Black era o Gary Sinise... rs Mesmo ele não sendo britânico.

Nesse ponto da série, os bruxos estão em guerra aberta, com perdas para os dois lados. Todos estão sujeitos às loucuras dos mandos e desmandos d'Aquele-que-não-deve-ser-nomeado que a cada momento conquista mais terreno, sempre utilizando-se das maldições imperdoáveis. Passa-se muito tempo em fuga, perde-se o fôlego com algumas coisas. Como era de se esperar, o livro quase inteiro é focado nos três personagens principais e tudo o que eles precisam descobrir e fazer para cumprir a missão deixada para eles por Dumbledore.

Observa-se também que nem todo mundo é de todo bom ou mau, que todos têm fraquezas e virtudes inesperadas e que há coisas muito maiores do que nós, nossas vidas e crenças que nem sempre são visualizadas/compreendidas por todos.

Sobre o final, aquele da editora do Times (aqui, para quem tiver senha do Uol) é um final muito bonito, gostei muito dele, mas é um final mais adulto. O final real, nos lembra que se trata de um livro inicialmente para crianças (mas não infantil).

Só para concluir, muita gente está falando que o título em português está errado, que a tradução certa seria as Relíquias Mortais ou Mortíferas, uma vez que Deathly não significa da Morte. Acreditem, ele não está. Mais uma vez aconteceu uma tradução/adaptação que entrega alguma coisa do livro...

quinta-feira, agosto 02, 2007

Retrolounge

Mais uma dica do Favoritos (empatado como maior fonte de assuntos que resultam em posts com o Querido Leitor), o Retrolounge agrupa links de memorabilia que vão desde de 1800 e alguma coisa em várias áreas (de arquitetura a brinquedos, passando por publicidade, cinema, moda e tv entre outros), com especial ênfase nas últimas 6 décadas.

(Rita Hayworth)

PS: Muitos posts encaminhados, nenhum tempo para escrevê-los decentemente. Caso interesse a alguém, eu já terminei o Harry Potter.

quarta-feira, agosto 01, 2007

Comerciais



Comercial das lava-roupas Ariston Aqualis, empresa que eu desconheço, mas a peça é muito boa!!!