domingo, março 28, 2004

Olá!!!

Como prometido:



Comentário: Antes de mais nada, eu preciso dizer que eu não sou uma pessoa religiosa (nada contra quem é) e que essa é a minha opinião a respeito do filme, não da história bíblica.

Como já foi bastante divulgado, o filme conta as últimas 12 horas da vida de Jesus Cristo, com diálogos em aramaico e latim. Eu achei interessante usar o que era falado de verdade ao invés do inglês para variar um pouco, mas eu não iria reclamar se todas as falas em latim tivessem legenda e não só algumas.

Apesar de o filme ser muito bem feito e extremamente realista, eu acho que não era necessário colocar as 32 chibatadas com um pedaço de madeira e as 40 com um tipo de chicote (eu parei de ouvir a conta nesses números, me corrijam se eu estiver errada) e mostrar detalhes como o sangue escorrendo do cravo da mão. Eu sei que o objetivo era mostrar a magnitude do sacrifício, mas não precisava de tanto. Várias pessoas no cinema, inclusive eu, tamparam os olhos nesses momentos.

Outra coisa: eu não vi nada de anti-semitismo nesse filme. Para falar a verdade, os sádicos da história eram os soldados romanos que, na sua posição de conquistadores, maltratavam a todos sendo que, obviamente, os prisioneiros sofriam mais. É claro que não há dúvidas sobre a culpa do supremo sacerdote na agitação popular (que acabou resultando na surra e na crucificação) mas a atitude dele é claramente política. Ele era simplesmente um líder que não queria perder o poder. Por um acaso ele era judeu mas eu acredito que uma pessoa com a mentalidade igual a dele e em posição de liderança tomaria essa atitude independentemente da religião.

Eu não ficaria surpresa se algumas estatuetas daquele homenzinho fossem parar nas mãos dos realizadores desse filme. Assim como não será surpresa para mim se sair um filme dos mesmos realizadores mostrando a ressureição e os dias que se seguiram.

Nenhum comentário: