terça-feira, agosto 23, 2005

Filme: O Aviador



Título Original: The Aviator
Direção: Martin Scorsese
Duração: 168 minutos


Comentário: O filme narra alguns anos da vida de Howard Hughes que conseguiu ser coisas tão diferentes quanto dono de uma companhia de brocas para prospecção de petróleo, diretor de cinema e pioneiro da aviação comercial. O filme deixa passar o triste final da vida desse personagem, na qual ele enlouqueceu (sempre foi maniáco-depressivo) e passou os últimos anos de sua vida trancado em um quarto de hotel.

A primeira coisa que eu tenho a dizer é que esse filme é muito longo. São quase três horas de filme. E só fica interessante na última hora, quando a doença começa a tomar o controle da vida de Howard Hughes e ele periga perder sua companhia para a Pan Am. Inclusive, a guerra travada entre os lobistas da Pan Am e Howard Hughes lembra muito algumas coisas que temos visto nas CPIs e CPMIs da vida.

As interpretações estão ótimas. Gostei das caracterizações de Katharine Hepburn e Ava Gardner e até acho que o Leonardo DiCaprio é um bom ator (apesar do Titanic) mas, não acho que foi injusto esse filme ter perdido os Oscars de melhor filme e melhor ator. Dos indicados a melhor filme até agora o meu favorito foi o Menina de Ouro (que ganhou) e como ator eu fico entre o Jammie Foxx (Ray, o vencedor) e o Clint Eastwood (Menina de Ouro) mesmo. Sobre os diretores não vou nem falar porque, além de não me achar entendida disso, não costumo assitir filmes por causa deles (dependendo do diretor, assisto apesar deles).

Nenhum comentário: