segunda-feira, janeiro 30, 2006

A Lenda do Girassol

Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer de tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.

A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido! Mas a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha.

Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos. O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.

A estrelinha não pensou duas vezes: virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente. O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida.

A sementinha virou planta. Cresceu sempre procurando ficar perto do sol. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarinho, seguindo o giro do sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do sol.

É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra.



(tirado do meu mais do que querido Garimpando Beleza)

A razão deste post sobre essa flor tão linda é o aniversário de alguém muito importante: a minha mãe!!! Dona Ana adora girassóis!!! E como esse ano ninguém lembrou de comprar um para ela, vai aqui o meu girassol virtual...

9 comentários:

Gia Garanti disse...

Obrigada.Estava pesquisando algo relacionado a girassóis e vim parar no seu blog,onde encontrei exatamente o que eu precisava uma história fofa que fala-se de girassóis.valeu mesmo..bjs

Inês disse...

Boa tarde, eu estou a fazer um trabalho sobre girassóis, e preciso de saber porque é que os girassóis se "viram" para o sol.
Por acaso não me pode ajudar nisso? Não sabe nenhum site que tenha essa informação, ou até mesmo a resposta?
Adeus e obrigada.

José Maria disse...

Boa noite! Gostei muito da estória sobre o girassol. Estou pensando em plantar girassóis em meu jardim, mas gostaria de saber como plantá-los e quais os cuidados que devo ter. Você poderia perguntar a sua mãe ou alguém que tenha conhecimento de plantação de girassóis?
Desde já agradeço,
Na paz!
Ir. José Maria

Kléssio disse...

Achei muito legal essa historia ^^

=P

Kléssio disse...

Kéésya ... essa pra vc

mane disse...

mas segundo outras lendas a estrela caiu de uma nuvem,e veio parar na terra

dora_nepo@hotmail.com disse...

Procurava uma historia sobre o girassol para uma peça da escola Normal , pois sou normalista e meu grupo ficou com a flor do girassol isto me ajudou muito , cmuito obrigada

Leandro disse...

Caraca,
que História maneira,vou usar amanhã em minha aula amanhã..sobre a luz do sol...
nem sabia como começar a aula.

Parabéns e muitíssimo obrigado

lu paes disse...

Que história linda. Gostaria de saber seu autor,se é brasileira, enfim...

Abraços

Lu Paes

lupaes23@yahoo.com.br