quinta-feira, julho 23, 2009

Livro: Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais

John Grogan, autor de Marley e Eu - que eu jamais terminarei de ler por total impossibilidade de não entrar em parafuso (faltava umas 60 páginas quando eu cai em prantos, soluçando e tive que desistir) - faz neste livro uma compilação de suas crônicas ao jornal The Philadelphia Inquirer entre 2002 e 2006, divididas em Animais, Família e Vida.

Comecei a ler este livro em Novembro/08 e pelas voltas da vida (e a divisão em crônicas curtas), acabei só terminando no final de Junho/09. Como o mesmo tom de "rir de mim mesmo e meus semelhantes", este livro fala do Marley, mas não só dele.

Minhas crônicas preferidas foram:

Animais
Dizendo adeus a um companheiro fiel
Uma jornada até o Pólo Norte, pelo melhor amigo
Previsivelmente ambas falam sobre a perda de animais de estimação e o quanto suas famílias sentiram isto, além de um pouco de sua convivência e de suas reações ao final da vida dos cachorros (e eu, chorei como louca nos dois textos).

Família
Garota surda dá lição de coragem
Apresentando uma dádiva chamada Danny

Dois casos de adaptações e superação, de uma menina surda que ousou querer tocar violino e de uma mãe que aprendeu sobre o que realmente importa na vida e luta contra o mundo por seus dois filhos autistas (de três).

Vida
A tolerância zero atacando às cegas
Uma dolorosa lição no perdão
Crônicas contrastantes em que a intolerância cega dos supostos "esclarecidos" que impõe sanções absurdas a dolescentes em nome da neurose de segurança da coletividade acuam crianças por tesouras sem ponta versus o perdão e o entendimento de um motivo superior dos Amish que podem renegar alguns aspectos da vida moderna, mas chegam a consolar a viúva do assassino de suas crianças.

No meu dia-a-dia, o mais próximo desse livro são as crônicas do Walcyr Carrasco, que saem na Veja São Paulo quinzenalmente - e eu adoro.





Título Original: Bad Dogs Have More Fun
Autor: John Grogan
Editora: Ediouro
Páginas: 256
Ano: 2008

Um comentário:

Lulu on the sky disse...

Deve ser divertido.
Big Beijos