domingo, outubro 02, 2005

Odisséia de Cinema

Olá pessoas!!!

Não sei se vocês já ouviram falar, mas todos os meses, mais precisamente na última sexta-feira de cada mês, acontece uma Odisséia de Cinema no Espaço Unibanco, aqui em São Paulo. O evento, que começa às 23h de sexta-feira e termina às 6h de sábado, mistura cinema e balada com DJ (só nos intervalos) durante a madrugada. Ou seja, trata-se basicamente de uma noite no cinema, com três filmes (pré-estréia, filme surpresa, filme cult ou independente) e café da manhã. Todo mês a minha prima Sandra me manda emails convidando, mas eu nunca tinha ido. Esse mês como eu queria assistir a pré-estréia de uma das salas, eu fui.

A pré-estréia era Os Irmãos Grimm, o filme surpresa foi a animação de massinha Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais (com direito ao curta dos Pingüins de Madagascar que o acompanha no circuito antes) e o último foi um filme chamado Fora do Mapa. Segue a minha modesta opinião de cada um deles:

Os Irmãos Grimm



Título Original: The Brothers Grimm
Direção: Terry Gilliam
Duração: 118 minutos


Comentário: Na história, os irmãos Wilhelm e Jacob Grimm vivem de aplicar pequenos golpes no interior baseados nos velhos contos e lendas europeus. Enquanto Will armava e contabilizava os golpes, Jake tomava notas que viriam a se tornar os contos hoje famosos. Um belo dia eles são presos pelo exército francês (era a época de Napoleão e eles ocupavam quase toda a Europa) e, em troca de suas vidas, devem descobrir o mistério do desaparecimento de meninas em uma vila próxima a uma floresta pois acreditava-se tratar de armações como as deles. Chegando à cidade, eles acabam descobrindo que os desaparecimentos não eram armações, que a floresta era de fato encantada e precisam salvar as meninas desaparecidas. Eu gostei bastante desse filme e achei bem legal o modo como as alusões aos contos são encaixadas na história (não sei dizer se elas estão da maneira que eram nas lendas).



Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais



Título Original: Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit
Direção: Steve Box e Nick Park
Duração: 94 minutos


Comentário: Essa animação da Dreamworks é feita com massinha, tendo um resultado muito bonitinho. Na história, um inventor e seu cachorro que caçam pragas (coelhos) humanamente tendo como missão garantir a integridade dos legumes gigantes da cidade para a competição anual e, de repente, se vêem às voltas com um coelhosomem que surge quando a lua cheia aparece e está pondo em risco o grande evento. A história é meio fraquinha, mas o cachorro é uma graça. A melhor parte desse filme foi a exibição do curta Os Pinguins de Madagascar em uma Missão de Natal antes do filme. Dei muita risada. Esses pingüins mafiosos são muuuuuito legais. Merecem filme só deles com certeza!!!


Fora do Mapa

Título Original: Off the Map
Direção: Campbell Scott
Duração: 108 minutos


Comentário: Não sei era a hora (esse filme começou às 4h20), mas apesar de não ter dormido (acho que fui uma das únicas pessoas que assistiu até o fim sem cochilar) achei esse filme muito parado. A história do filme é uma lembrança da protagonista, de como os acontecimentos de um verão aonde o pai dela esteve com depressão ela descobriu valores e mistérios da vida. Apesar da história ser até que bonitinha, o filme mostra muitos dias comuns, indo do nada a lugar algum. Não é que eu não tenha gostado, mas é um filme que, quando acaba, você se pergunta algo do tipo "e?".

Nenhum comentário: