quarta-feira, março 08, 2006

Dia Internacional da Mulher

Talvez a palavra mais delicada de se definir na gramática seja "mulher".

Substantivo? Talvez seja o mais correto. Mas é incompleto. Primeiro, porque mulher não se nasce feita: torna-se. Nasce em forma concreta, mas se completa em caráter, no abstrato, apenas com o decorrer da vida e de seus feitos.

E mulheres existem várias. Mas quando, de repente para alguém, passa a existir uma só, mulher deixa de ser plural para se tornar substantivo próprio, único. Vira mulher com M maiúsculo. Então, ela se torna referência, característica de comparação, e, por isso, até pode ser um adjetivo. E o mais poderoso.

E para ir além, é com um toque de interjeição ? porque faz parte dela a emoção e o sentimento ? que consegue ser tão necessária ao dia-a-dia, fazendo-se, por isso, mulher.

Substantivo concreto ou abstrato? Adjetivo ou interjeição? É melhor ficar só com "mulher" mesmo. Porque se conceitua em si e, pra falar a verdade, nenhuma classe ou palavra irá conseguir definir o ser que só uma mulher consegue entender. E na falta de definições, fica a homenagem a vocês, mulheres, pelo nosso dia!


Retirado diretamente do email que o Submarino me mandou

Nenhum comentário: