quinta-feira, setembro 24, 2009

Livros: Twilight Saga

Acabei demorando mais do que o previsto para escrever sobre a famigerada saga do vampiro... Ironia à parte, sem querer só consegui começar a escrever depois de reler os 4 livros. Sim, porque eu li os livros antes de ver o filme... Antes até de saber que atores faziam os personagens.

Uma amiga disse que moças comprometidas não deveriam ler esta série... É injusto com os nossos namorados, sabe... rs Não sou hipócrita de não ver que a escolha do ator que faz o Edward atraiu muita gente para a modinha em torno disso, mas eu, por exemplo, precisei ser convencida que o Robert Pattinson pudesse ser o Edward.

Mas porque tal comoção? Porque apesar de ser sobre uma história de amor, é muito mais do que isso. Os livros - Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer - são narrados basicamente por Bella Swan que, após o novo casamento de sua mãe, se sente "sobrando" e resolve mudar-se para a casa de seu pai em Forks, uma cidade praticamente sem sol, que ela nunca fez muita questão de visitar nem mesmo durante a infância. Acostumada a ser só mais uma na multidão, de repente ela se vê como "a" novidade da escola, assediada por todos, exceto pelos fechados - e lindos - irmãos Cullen.

Bella acaba atraída pelos Cullen não necessariamente por sua aparência magnífica, mas por estar intrigada com o (supostamente) mais novo deles, Edward, que apesar de não conhecê-la, parece desprezá-la. Na realidade, eles se intrigam mutuamente, e acabam não escapando da atração que isso gera.

O modo como Edward conquista Bella é fascinante. Sua necessidade de saber mais sobre ela, de protegê-la, de estar sempre presente acaba conquistando não só a mocinha, mas todo o público-alvo. E por mais que eu consiga analisar desta forma, sou eu também mais uma conquistada... rs

Como o tempo e a convivência (para não falar de uma ajudinha providencial), Bella acaba percebendo que eles são realmente diferentes - afinal são vampiros - e torna-se parte de uma família que apesar de não ser formada da maneira tradicional, é composta por Carlisle (pai), Esme (mãe) e seus "filhos" Edward (o mais velho), Rosalie, Emmet, Alice e Jasper.

Eventualmente o fato de Bella ser uma humana em meio a um clã relativamente grande de vampiros - que ainda têm a particularidade de não se alimentar do sangue de humanos - coloca-a em situações de risco que ao longo dos livros envolve vampiros obssessivos pelo desafio de uma caçada difícil, vinganças, as tradições e os segredos sobre a situação deles como vampiros, alianças com lobisomens...

A autora não chega a criar uma mitologia e, por mais que haja alguma ação, o que me prendeu a esta série foram os personagens e suas relações, seus vínculos. Edward (por mais que Bella seja a narradora, os livros são dele, sorry) é um personagem complexo e suas idéias, atitudes e pensamentos refletem o tempo que ele tem de vida e sua sensibilidade a tudo o que viu e viveu. A relação entre eles é mais do que um amor para toda a vida, é quase que duas metades de um todo, que chegam sofrer quase que fisicamente qualquer separação.

Sinceramente? Estou falando dos livros, não posso falar de filmes que ainda não foram feitos e nem gosto de comparar com o que já existe - além de estar acostumada a ter uma visão de mundo diferente da maioria das pessoas sobre a maior parte das coisas -, mas recomendo bastante. E não porque o personagem principal seja presumidamente lindo. É a complexidade que eu percebo nele que me atrai.






Título Original: Twilight Saga (Twilight, New Moon, Eclipse, Breaking Down)
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 416 / 480 / 464 / 576
Ano: 2007 / 2008 / 2008 / 2009








PS: 1) Fui extremamente simplista em algumas explicações e detalhamentos, é complicado falar sobre uma série sem entregar nada fundamental a nenhuma das histórias...
2) Quase esqueço, mas achei interessante como em todos os livros (até mesmo no material roubado do Midnight Sun, que é o ponto de vista do Edward de parte da história), a autora sempre dá um jeito de encaixar os títulos em algum momento da história.
3) A saga completa, no Submarino.

Nenhum comentário: