terça-feira, agosto 09, 2005

Hiroshima

Olá pessoas!!!

Estava a pessoa alienada e sem noção aqui assistindo Discovery Channel quando começou um programa sobre os 60 anos do lançamento da bomba atômica em Hiroshima.

É indescritível o horror que tal reconstituição mostrou. Concordo que a guerra já tinha durado muito e matado muita gente (culpa da ganância e da loucura de um homem que encontrou não só seguidores, como também aliados), mas acho que nada pode justificar ataques com armas desse porte. Convenhamos que mesmo acertando-se um alvo militar, destrói-se tudo que está em volta (estima-se que um raio de 5 km em torno do epicentro tenha sido totamente dizimado, com muitas pessoas simplesmente pulverizadas e outras tantas carbonizadas).

Dizem os norte-americanos que poupou-se a vida de cerca de 500 mil de seus soldados, mas isso justifica as 40 mil crianças que morreram instantâneamente? Que culpa tinham elas e os outros civis na tal guerra? A cidade tinha cerca de 350 mil habitantes, dos quais 80 mil morreram instantâneamente. O desespero era tamanho que as pessoas se jogavam no rio para aliviar a dor e bebiam a água negra da chuva. Os médicos não sabiam o que fazer com as pessoas que simplesmente passavam mal, tinham quedas de cabelo e morriam em poucos dias. Os sobreviventes desse crime sofreram durante muitos anos após o ataque com os males causados pela exposição à radiação...

Disse o Arnaldo Jabor no Jornal Nacional de sexta-feira que o objetivo real da bomba não foi somente provocar o rendimento incondicional do Japão (que não tardaria em acontecer, mesmo em outras circunstâncias, já que a guerra estava evidentemente ganha), mas sim começar um outro conflito: a Guerra Fria. Pensando a respeito, sou obrigada a concordar com ele...

No documentário citou-se ainda o fato de 8 países assumirem ter a bomba atômica. Apesar do Acordo de Não Proliferação de Armas Nucleares, a Coréia do Norte disse recemente que conseguiu desenvolver a tal bomba e o Irã pretende retomar suas pesquisas.

Após assistir o documentário e pensar um pouco, tudo que eu tenho a dizer é que é simplesmente lamentável que as vidas das pessoas comuns valham tão pouco para quem está no poder... E que o mundo não precisa de mais armas e sim de PAZ, disponibilidade de quem está no poder para negociar sem precisar apelar às armas (mas claro que isso não interessa muito a certos governos financiados pela indústria armamentista).

Nenhum comentário: