segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Carlinhos...



O vídeo acima fez parte de uma campanha pelo respeito e contra o preconceito aos portadores da Síndrome de Down veiculado há alguns anos... Aparentemente o preconceito hoje é menor, mas o que vem a ser essa síndrome?

Síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética, que ocorre durante a divisão celular do embrião. Trata-se de um distúrbio genético ausada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade ou de uma porção fundamental dele, podendo ter 3 origens possíveis: Trissomia 21 (três cópias de todos os genes presentes no cromossomo 21), Translocação Robertsoniana (o braço longo do Cromossoma 21 liga-se topo a topo com outro cromossoma acrocêntrico) ou Mosaicismo (o indivíduo pode ser um mosaico de células com arranjo genético normal e células com trissomia 21).

Descrita pela primeira vez em 1866 pelo médico John Langdon Down, geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A idade da mãe é um fator relevante na sua ocorrência que, em média, é de cerca de 1 para cada 700 nascimentos.

Antigamente, a sobrevida não passava da adolescência, principalmente pela maior ocorrência de defeitos cardíacos congênitos, também sendo comuns doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apnéia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide. A evolução dos tratamentos a essas doenças fez com haja atualmente um grupo de pessoas afetadas que chegaram à terceira idade.

Um ambiente amoroso e estimulante, intervenção precoce e esforços integrados de educação irão sempre influenciar positivamente o desenvolvimento da criança especial. Os primeiros esforços neste sentido aqui no Brasil vieram com a fundação da APAE, em 1954.

Por que eu entrei neste assunto? Certamente não foi pq eu descobri o Radiohead nesta peça... Li recentemente sobre uma boneca espanhola com as os traços de um bebê com Síndrome de Down, que seria para ensinar as crianças a conviver com esta diferença. Vcs sabem que eu não assisto novela mas, se bem me lembro, houve uma inciativa parecida aqui no Brasil na época da novela Páginas da Vida... Aliás, acho que, para variar um pouco, basearam a novela em um best-seller (O Guardião de Memórias no Brasil, The Memory Keeper's Daughter no original)... Mais sobre a iniciativa espanhola, aqui.

Para mais informações:
APAE
APAE SP
Fundação Síndrome de Down


(Fontes: 1, 2)

2 comentários:

Lulu on the sky disse...

Eu lembro do comercial qdo passou eu pirei nessa música do Radio Head.
Bacana mostrar q Sindrome de Down não é um bicho de 7 cabeças.
Big Beijos :)

Luciana L V Farias disse...

Cris, esse comercial é lindo!

Sabe que eu sou apaixonada por crianças com síndrome de down? Jamais conheci alguma que não fosse extremamente carinhosa, amorosa... hoje em dia vejo muitos jovens portadores da síndrome de down trabalhando, indo de um lado para o outro de forma independente, e me lembro da diferença que era na época em que eu era criança, quando não havia acompanhamento adequado e nem estímulo. Torço para que cada vez mais se diminua esse preconceito.

Beijocas, Lu.