quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Carnaval...

Como foram de fim-de-semana prolongado? Eu pretendia tirar o os 4 dias de folga da internet (na realidade, do mundo) mas foi meio difícil... Acabei organizando um pouco o pc aqui de casa (mas ainda nem cheguei nas músicas... rs) e atualizando parte dos feeds... Aliás, lendo este texto da Lu, eu vi que tinha algo a concordar (tb conhecido como "meu comentário daria um post" rs)...

Eu, Cris, roqueira, não gosto da folia de Momo. Tenho algumas lembranças guardadas com carinho dos carnavais da minha infância (aqueles antes de Salvador ser moda, em que o meu querido avô saía cedinho do apto em São Vicente para guardar lugar na avenida em que as escolas de samba passariam), mas atualmente, não curto muito o movimento... Nem para assistir pela tv. Sou muito mais ficar sossegada, o que não me impede de pensar a respeito e analisar...

Na sexta à tarde estava voltando para casa e tinha algumas senhorinhas indo, de trem, para a escola de samba delas... Elas não iam ter como voltar - a escola ia sair por volta das 0h e os trens e metros fecham por volta de tal horário-, não podem subir na arquibancada para ver as outras passarem e não tem aonde ficar após o seu desfile. Mas estavam muito contentes, contando entre si causos da ala das baianas de outros anos...

A conversa delas me fez pensar exatamente no que a Lu disse: nas pessoas que vivem o dia-a-dia da escola, não na parte glamurosa, mas naqueles que suam e que ralam por amor àquele negócio... Que sabem o samba enredo de ponta a ponta, que sofrem com medo de não dar tempo e ficam horas em pé esperando para entrar na avenida, com calor, com fome e com sede para brilhar alguns minutos de sonhos em nome de tal amor...

Por mais que as emissoras de tv realmente precisem muito de um bom número de supostas celebridades para ter audiência, eu acho que o Carnaval deveria ser mais sobre essas pessoas que mais do desfilar, são parte da vida e da história de cada determinada agremiação. E vendo-as e ouvindo suas histórias, eu, que sou de sossego, admito que até dá uma certa vontade de participar um dia para ver como é...

PS: Vcs viram aquele carro do palhaço da Mancha verde? Coidelôco!!!

3 comentários:

Luciana L V Farias disse...

Sou do tempo de dançar marchinhas na matinê, ô coisa boa, rsrsrsrs...

Do carnaval deste ano uma das melhores imagens foi a dos garis sambando após uma das escolas do Rio, foi lindo!

Eu também gostaria que tivéssemos mais carnaval "gente de verdade"...

Beijocas!!!

Micha Descontrolada disse...

pois é, eu vivo o outro lado do carnaval desde criança, meus pais são do samba totalmente...desfilo em escola de samba desde os 10 anos de idade...mas matinês e carnaval de rua freqüento desde 1 ano de idade...tá no sangue.
falo um pouco disso no meu post.


/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_.................

Lulu on the sky disse...

Nossa eu morro de vontade de desfilar em escola de samba deve ser incrivel.
Big Beijoooooooos