sexta-feira, abril 18, 2008

Blogagem coletiva: Analfabetismo no Brasil

Atarantada como ando, nem fico mais sabendo direito das blogagens... Vi na Lulu e, como educação é um assunto sobre o qual eu gostei de falar, vamos lá...

Analfabetismo é basicamente não saber ler e escrever nada, certo? Ao pé-da-letra sim. Entretanto, eu não acho que seja bem assim... Saber ler e escrever é mais do que isso... Envolve algum estudo e dedicação, para se ser capaz de mais do que identificar palavras, interpretar o que se lê e organizar palavras em um texto. Não são consideradas analfabetas pessoas que sabem escrever o próprio nome ou pelo menos "desenhar letras" e reconhecê-las - esses, são conhecidos como analfabetos funcionais e entram na estatística como alfabetizados.

Acredito que nosso país só será realmente desenvolvido quando realmente investir em educação para o povo, mas educação de verdade, daquela que forma cidadãos com senso crítico mas, cética, vejo claramente uma certa falta de interesse nisso. Investimentos reais em educação criariam condições para que o país se desenvolvesse mais rápido e menos injustamente, através de pessoas melhor preparadas para a vida e o mercado de trabalho, capazes de correr atrás e crescer por conta própria.

Infelizmente parece haver maior preocupação em disfarçar os problemas atuais com "iniciativas band-aid" do que criar soluções de longo prazo. Aliás, dois dos grandes problemas no Brasil na minha opinião são aquela história de esperar o governo resolver a vida e essa coisa de só se ter interesse em fazer o que dará resultado na gestão atual - sem falar que pessoas com senso crítico são mais conscientes e exigentes, mas isso é assunto para outra hora, não vamos perder o foco...

A alfabetização é importante e nós podemos ajudar colocando a mão na massa ou através de iniciativas como a Alfabetização Solidária e o Adote um aluno.

Nenhum comentário: