quarta-feira, abril 30, 2008

Curiosidade: Como se forma um arco-íris?

Semana passada, em plena terça com ressaca pós-feriado, vi um arco-íris logo cedo de dentro do metrô... No mesmo dia, no fim da tarde, outro, visto de dentro do trem. Senti que ganhei o dia e hoje, sem querer, encontrei uma explicação no Terra:

"Um arco-íris aparece quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

Às vezes é possível que um segundo arco-íris, mais fraco, possa ser visto fora do arco-íris principal. Esse raro fenômeno ocorre quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal."



Arco-íris da manhã, antes das 7h.

Um comentário:

Anônimo disse...

sabe uma coisa simples, divertida e que crianças adoram? Fazer pequenos arco-íris com uma mangueira nos dias de sol. é só apertar a ponta com o dedo para sair uma água fininha e achar a melhor posição em relação aos raios do sol. Aí, mágica.

e parabéns atrasadao! ;-)