quarta-feira, julho 30, 2008

Livro: Trilogia Fronteiras do Universo II - A Faca Sutil

A Faca Sutil, começa em outro lugar... Dessa vez em, na Inglaterra que conhecemos. Aqui vive Will, 12 anos, um assassino por força de circunstâncias que acaba chegando uma porta para outro universo, sem saber ainda que estava sendo movido pelo legado de seu pai.

Logo ele encontra Lyra e Pantalaimon, sendo recebido com agressividade e retribuindo na mesma moeda. Mas algo liga as duas crianças e as aventuras de um acabam se misturando com as da outra. Ambos estão em um Universo estranho ao seu, habitado quase que somente por crianças pois espectros caçam os adultos dia e noite.

À procura de respostas eles acabam voltando à Oxford de Will e encontrando a Dra. Mary Malone, física que trabalha com partículas desconhecidas, mas que sempre existiram: as Sombras - tb conhecidas em outros lugares como Pó.

Com a polícia em seu encalço e a perda do alentômetro, Will e Lyra acabam chegando a uma faca que corta qualquer coisa, inclusive portas entre universos e possivelmente até Deus, da qual Will se revela "o portador", sendo destinado a tal tarefa e sem escolha quanto a isso. Ao mesmo tempo, o leitor percebe que ambos são partes fundamentais do maior acontecimento de todos os tempos, a maior guerra que já existiu e que pode culminar com o fim da Autoridade (Deus). As crianças desconhecem seu papel e não estão realmente interessadas em nenhuma parte dessa guerra que tem o lado rebelde comandado por Lord Asriel.

As crianças recuperam o alentômetro e a Dra. Malone tb acaba exilada em um Universo estranho após afrontar um aliado importante da Sra. Coulter, o homem conhecido como Lord Boreal/Sir Charles.


Título Original:
The Subtle Knife
Autor: Philip Pullman
Editora: Objetiva
Páginas: 304
Ano: 1997


PS/Update: Partes I e III.

Um comentário:

Juliana disse...

Espero DE CORAÇÃO que este texto esteja pronto há alguns dias... ou seja, que a senhorita não tenha escrito nada hoje. Se forçou a vista, vai se ver comigo :P
bjs.