domingo, setembro 28, 2008

10 anos de Google


O Google está fazendo 10 anos por esses dias (não sei a data exata), fez um de seus tradicionais desenhos no logo para comemorar e eu, resolvi fazer um pequeno post excepcional para um Domingo, com dicas para quem quer fazer uma busca, a partir do que costuma trazer pára-quedistas a este blog... Se eu conseguir atingir uma pessoa que seja, já estará valendo.

Ninguém tem a obrigação de conhecer o funcionamento de mecanismos de buscas, muito menos de saber mexer/fazer curso de "computação" e o meu objetivo não é criticar quem quer que seja ou qualquer coisa do tipo, por mais que eu costume soar rabugenta às vezes.

As dicas:

1) Para realizar uma busca, use expressões ou palavras chave (poucas). Uma palavra/expressão chave te leva a tudo que existe a respeito e com algumas poucas referências mais refinam um pouco a busca.

2) O Google não é um oráculo, se você fizer uma pergunta, pode acontecer de achar exatamente o que escreveu, mas é bem pouco provável.

3) Achar trabalhos escolares na internet é relativamente fácil mas, com poucas exceções, acha-se mais artigos que trabalhos inteiros.

4) Além de não ser um oráculo, o buscador não é uma pessoa e, portanto, não necessariamente precisa saber a razão pela qual se procura algo (tive um pára-quedista que chegou aqui através de "preciso saber sobre tal filme porque a chata da professora pediu")...

5) Buscas do tipo "o que é perto de tal bairro" ou "tudo sobre Madagascar" dificilmente darão resultados relevantes... Procurar sites específicos sobre o assunto como Guia Mais e Adoro Cinema - para os exemplos e respectivamente - ao invés de respostas prontas pode ajudar sem grandes problemas.


PS: 1)Tenho noção de que Google é muito mais que uma ferramenta de buscas.
2) Não ganhei nada para fazer este post.

2 comentários:

Lulu on the sky disse...

Viva o Google.
Big Beijos

Emilio Pacheco disse...

Você resumiu num tópico o que eu comento esporadicamente no meu blog sob o título de "googladas incautas". Tem também o "Curso rapidíssimo de Google".