sexta-feira, junho 15, 2007

Aspiração profissional...

Nessa época de Fashion Weeks (semana passada no Rio, essa em São Paulo), tem um assunto que sempre acaba vindo à tona: a magreza excessiva de algumas modelos. Para falar a verdade, nem se falou muito nisso nesta temporada, mas o aumento das notícias de casos de anorexia nervosa entre meninas cada vez mais novas me faz pensar...

Não sou exatamente fashionista, para falar a verdade nem muito chegada em moda eu sou (prefiro um estilo mais "comum", que eu poderei tranquilamente usar no ano que vem), mas tb não é nenhuma novidade que depois do sucesso de meninas como Ana Hickman, Gisele Bündchen, Fernanda Tavares e outras, passou a ser o sonho de muitas meninas a tal carreira de modelo (que quando eu era criança chamava manequim rs). Esse sonho é comum a todas as camadas da sociedade, visto que grande parte das modelos, além do glamour, festas e sofisticação, sustentam as famílias. É quase a versão feminina daquela história de que "pobre só sobe na vida se for cantor ou jogador de futebol"...

Pensando/reparando nessas aspirantes a modelo, não sei se fui só eu que reparei, mas as modelos que fazem sucesso no exterior (as que realmente ganham dinheiro) além de magérrimas (tanto que teve uma brasileira muito festejada por aqui que emagreceu 10 kg para conseguir mais contratos no exterior), preferivelmente têm um diferencial (atitude, fotogênia...) e são muuuito altas!!! Ou seja, o que leva uma menina que, aos 15 anos tem 1,52 m, a desenvolver uma patologia porque quer ser modelo? Será que só eu notei esse detalhe? Não sou médica nem nada mas, por observação, sei que a maioria das meninas não cresce muito depois disso...

Antes que alguém me critique, não acredito que o sonho de ser modelo tenha causado a doença, muito pelo contrário, sei que a mesma é um problema sério de saúde, envolvendo aspectos físicos e psicológicos. Sei também que não se pode culpar exclusivamente o mudo da moda (mesmo que algumas confecções façam tamanhos G ridiculamente pequenos por não quererem a sua imagem atrelada a pessoas mais "cheinhas"), que há uma pressão da sociedade por um padrão de beleza pré-estabelecido e dificilmente alcançado. Mas daí a aparecer uma mãe (a da menina de 1,52 m, que por acaso perdeu a guarda da menina) dizendo que a filha parou de comer e ela não fez nada porque a menina queria ser modelo... Não tenho filhos, mas imagino que deva ser complicado lidar com as vontades, desejos e restrições deles (e/ou impostas por eles). Mas tem uma coisa que já ouvi alguns pais me dizerem: antes de serem amigos dos filhos, eles são pais, figuras de autoridade, responsáveis pelo seu bem-estar e devem agir como tal.

Nenhum comentário: