quinta-feira, setembro 06, 2007

As 10 Melhores Séries de Todos os Tempos

Depois de algumas horas de buscas (que se estenderam por alguns muitos dias), segue a minha versão da lista sobre as 10 melhores séries de todos os tempos que vem rolando pelos blogs.

01) Friends
A vida e as histórias de seis amigos vivendo em Nova York, indo dos 20 e poucos aos 30 e alguns, tomando café no Central Perk e com todos os romances e conflitos que se vive nessa fase da vida fizeram dessa série um grande acontecimento.

O porquê: Eles demoraram para chegar aqui em casa (nesse fim de mundo que eu moro só foi ter tv a cabo em 1997), mas não demoraram nada para me conquistar. Algumas pessoas acham a vida deles irreal demais... Pode até ser, mas o atrativo da série é como eles conseguem ser tão absurdamente sem noção!!! rs Quem assitiu tudo (ou quase), se diverte mais... As piadas internas fazem parte do show.

Personagem favorito: Mônica (neurótica, mania de limpeza, lembra alguém? rs)

Melhor momento: Chandler pedindo a Mônica em casamento (incluindo a parte em que ela começa a fazer o pedido no lugar dele e a cena após os créditos, dos dois dançando Wonderful Tonight). A cena (só achei com legendas em japonês).

Mais: Wikipedia, Site Oficial , IMDb


02) C.S.I.
Uma história sobre uma equipe de peritos criminais responsável pelo turno da madrugada (a princípio) em Las Vegas, comandada por um cara com pinta de "mestre dos magos" e uma ex-stripper já chama a atenção pelo não convencional... O que não se esperava é que eles fossem tão competentes no que fazem.

O porquê: A possibilidade de ver como pequenos detalhes levam à captura de criminosos fez dessa série e suas irmãs um grande sucesso.

Personagem favorito: Gil Grissom

Melhor momento: Qualquer uma das frases de efeito do Grissom que ninguém entende.

Mais: Wikipedia, Site Oficial, IMDb


03) House M.D.
Médico genial, especialista em resolver casos praticamente impossíveis que só tem um defeito: é completamente cínico. Não acredita em atruísmo ou qualquer outro sentimento nobre, é egoísta e quase nunca tem contato pessoal com os pacientes que trata. Poderia ser uma série intragável, mas a forma como House e sua equipe lidam com isso é ótima. Às vezes me pergunto como posso gostar de alguém assim.

O porquê: Seriado de hospital com um médico tão desprovido de moral e ética que chega a ser interessante observar as reações dele aos outros (e vice-versa).

Personagem favorito: House!

Melhor momento: A conversa de House com a paciente no episódio One day, one room à beira do lago.

Mais: Wikipedia, Site Oficial, IMDb


04) Law And Order: SVU
As séries da família Lei e Ordem mostram o desenrolar dos crimes, desde a investigação e perícia até o tribunal. Ou como diz a apresentação: "No sistema de justiça criminal, as pessoas são representadas por por dois grupos igualmente importantes: a polícia, que investiga os crimes e os promotores, que pocessam os acusados". Derivada da série original (spin-off), esta série é composta pelas histórias de uma unidade da polícia de NYC encarregada de casos delicados (é um pouco mais específico que isso, mas não quero colocar com todas as letras para evitar paraquedistas) e mostra como algumas pessoas podem ser desumanas (mesmo não sendo baseado em fatos reais).

O porquê: Estando sempre tratando de casos delicados, chamados de especiais por sua natureza sórdida, é interessante observar a dinâmica dos protagonistas e como os fantasmas que eles carregam influenciam em sua abordagem.

Personagem favorito: Olivia Benson

Melhor momento: Olivia descobre um irmão por parte de pai (na história que a mãe dela contou, ela seria fruto de um estupro) e, quando ele se enrola, decide ajudá-lo... Precipitadamente, ela o julga culpado vai atrás dele com o FBI só que, no final, as coisas não eram exatamente como pareciam - era tudo armação de uma policial que acreditava que o rapaz era culpado por um crime que ocorreu com a irmã dela - e a dupla Benson/Stabler acaba virando negociadora/refém quando a situação se complica.

Mais: Wikipedia, Site Oficial , IMDb


05) ER
Tendo sido parte da programação da toda poderosa há alguns anos, acredito que não seja necessário fazer grandes apresentações. A série, que está chegando à sua 13ª temporada, não tem mais nenhum dos personagens originais e está um tanto desgastada. Mas merece grande mérito por ser a percursora de um gênero que continua fazendo sucesso: os seriados médicos. (comentário: dizem que a próxima temporada, a 14ª, será a última)

O porquê: ER mostra não só o trabalho dos médicos, mas também como eles lidam com si mesmos e com os conflitos entre a estafante rotina da Emergência e suas vidas particulares.

Personagem favorito: Mark Greene (de todos os tempos)

Melhor momento: O capítulo que mostra o último dia do Dr. Greene

Mais: Wikipedia, Site Oficial , IMDb


06) Saturday Night Live
Iniciado em 1975, ao vivo de Nova york e sempre apresentando esquetes caricaturais sobre a sociedade norte-americana (política, cultura, entretenimento, personalidades), o programa é até hoje uma referência da televisão deles e um celeiro de novos talentos.

O porquê: Além de ser muito engraçado, a possibilidade de ver que pelo menos alguns norte-americanos não necessariamente concordam com tudo que o governo faz (aliás, acho que em nenhum lugar isso é realidade) e que podem ser extremamente sarcásticos e tirar sarro deles mesmos é o grande

Personagem favorito: dos regulares os presidentes (e candidatos) do Darrell Hammond e dos que apareceram poucas vezes, os Irmãos Gibb (Justin Timberlake e Jimmy Fallon)

Melhor momento: São muitos, mas como fã do original, sou obrigada a escolher a esquete do Barry Gibb Talk Show. Ri demais.

Mais: Wikipedia, Site Oficial , IMDb


07) Monk
Monk hoje é consultor da polícia para casos complicados, mas apesar de ter crescido com um transtorno obssessivo-compulsivo, era um detetive brilhante de homicídios em São Francisco. Quando a esposa morreu, Monk sofreu um colapso nervoso e se isolou em casa por três anos até que uma enfemeira divorciada trouxe-o de volta às investigações.

O porquê: Um detetive genial que pirou quando a esposa morreu. Vítima de TOC, ele resolve seus casos através de pequenos detalhes que passam despercebidos para pessoas menos perfecionistas do que ele.

Personagem favorito: Adrian Monk

Melhor momento: Quando Monk e o irmão Amborose (que sofria de agorafobia) discutem porque o irmão não foi ao funeral da cunhada (ele se sentia culpado porque o carro explodiu quando ela estava indo comprar um remédio para ele).

Mais: Wikipedia, Site Oficial , IMDb


08) Jornada nas Estrelas: A Nova Geração
Uma nova Enterprise viaja pelo universo, indo aonde nenhum homem jamais esteve 90 anos após a primeira missão da Enterprise original, com uma tripulação composta das mais variadas raças existentes.

O porquê: A dinâmica das relações entre os personagens da nave é o grande trunfo desta tripulação. Do genioso capitão Picard ao curioso Data, observa-se os mais diferentes personagens, ambições e necessidades.

Personagem favorito: Data, o andróide que tenta se humanizar, sempre agregando novas experiências.

Melhor momento: O capítulo em que o capitão Picard foi capturado pelos borgs e sua tripulação faz o possível e o impossível para desconectá-lo da coletividade.

Mais: Wikipedia, Site Oficial , IMDb


09) Gilmore Girls
Única filha de um casal milionário, Lorelai engravidou do namorado aos 16 anos, se recusou a casar e foi embora com um bebê nos braços. A série começa 16 anos depois, quando a filha, Rory, está com 16 anos e precisa ir para uma escola melhor para conseguir vaga numa boa faculdade.

O porquê: Lorelai não poderia ser uma pessoa mais excêntrica (no bom sentido). Ela tem idéias e um modo próprio de ver o mundo, além de ser a melhor amiga da filha.

Personagem favorito: Lorelai mãe

Melhor momento: Qualquer um com alguma explicação super lógica delas para qualquer coisa que sempre deixam os interlocutores com cara de "Cuma?" (praticamente piadas internas).

Mais: Wikipedia, Site Oficial , IMDb


10) Heroes/Psych
A 10ª posição ficou com duas séries porque eu não as acompanho o suficiente para escolher uma. Heroes tem um horário horrível, não consigo acompanhar as nuances da história de jeito nenhum... Mas não posso negar que foi bem concebida (e não enche o saco com milhares de perguntas sem respostas e novas perguntas sem que as anteriores tenham sido resolvidas). Psych é a história de um filho de policial com o dom de ser extremamente observador que, com o "incentivo" do pai (obsessão por aprimorar isso eu diria), precisou aprender a sacar o ambiente e as pessoas e usa isso, como se fosse paranormal, para resolver crimes. Hilário.

O porquê: Duas séries do Universal que eu acho interessantes, mas não tenho tempo de assistir (ou seja, assisto de vez em quando e não entendo lhufas) e, mesmo assim, gosto.

Personagem favorito: Hiro/Shawn

Melhor momento: Yatta!!!! (chegada a NYC por teletransporte logo no começo da série).//As enroladas que o suposto paranormal dá quando a polícia tenta se livrar dele.

Mais: Wikipedia, Site Oficial , IMDb//Wikipedia, Site Oficial , IMDb

PS: Eu não esqueci do Smooze Award que a Luma me indicou... Só não tive tempo de escrever ainda...

4 comentários:

Anônimo disse...

Adoro Heroes. Aluguei a primeira temporada todinha para ver. Excelente. Tem uma que eu adorei também: the 4400, do canal usa.

Lulu on the sky disse...

Da sua lista eu fico com Friends e Gilmore Girls, mas senti falta do Lost..
Big Beijos

Anônimo disse...

Friends e C.S.I. também figurariam no topo da minha lista com louvor! Hehehe... os outros, na verdade, a maioria só conheço de ouvir falar, nunca vi...

Eu AMO séries, mas estou com sérios problemas de tempo para conseguir assisti-las, me faz taaanta falta!!

Anônimo disse...

Também gosto de Olivia Benson.
Não vi o final da história do irmão dela. Afinal, ele é inocente? Quem era o culpado?

Kirah