quinta-feira, setembro 20, 2007

Novelas

Já faz algum tempo que eu desisti de assistir as novelas brasileiras... Não tiro o mérito de nenhum autor (por mais absurdas que algumas histórias possam me parecer), mas simplesmente não consigo assistir. Admito que sou um pouco exigente, mas não consigo mais assistir enredos da líder de audiência, que repetem a fórmula mocinha-vilã(o)-galã há uns 40 anos. Sei lá, tenho a impressão que esgotou já...

Claro que eu sei que estamos o Brasil e que entetenimento de massa aqui não pode ser nada muito elaborado pois o povo não acompanha (vide o tanto que tem se falado do Toma Lá Dá Cá, que, por ser sitcom como o Sai de Baixo era, está meio que "na sombra" do outro). Assisti novelas por muitos anos, como o ponto alto do dia televisivo. Tirando alguma possível inovação em novelas voltadas aos mais jovens, todas as tentativas de sucesso seguem a tal fórmula.

Uma coisa que sempre me incomodou foi algumas pessoas com um suposto senso crítico maior assistirem religiosamente histórias sem pé nem cabeça... Claro que tem gente que assiste porque gosta, independentemente de ter um gosto não condizente com isso - o próprio guilty pleasure (ou não) - mas o namorado falou algo que me fez ver isso por outro ângulo... Tem gente que assiste tais tramas porque não precisa pensar para entendê-las, é uma simples abstração.

O fato é que eu, Cristiane, enrolada que sou com os meus métodos de ler/assistir/ouvir o que quer que seja não consigo. Reconheço a complexidade da elaboração e construção de alguns textos e personagens, o talento dos atores, mas me irrito com o ritmo e a previsibilidade da maioria das tramas. Por mais que eu não ligue de saber o final (por ser previsível ou alguém ter me contato) e goste de saber como se chega a ele, nas novelas isso não me atrai...

4 comentários:

Anônimo disse...

tb não sou de ver novela, prefiro usar o tempo pra fazer outras coisas, mas qdo não tenho pra fazer, vejo um capitulo ou outro...e sempre dá pra entender o q tá rolando...

...... @@ ......... um abraço
....@(`;`)@........e um ótimo
0==/--\\\\==0.....fim de semana
...../___\\\\...........
....._| |_...........beijossss

Anônimo disse...

Essas novelas simplesmente desafiam a nossa inteligência...
Mas essa da Record que passou "Vidas Opostas"foi bem diferente.
E concordo contigo:desisti da MTV também, escrevo isso com o coração apertado.
Beijos.

Lulu on the sky disse...

Cris,
Já fui mais noveleira, acho q as novelas de hj não são tão emocionantes qto antigamente, nem vejo mais.
Big Beijos

Anônimo disse...

Oi Cris,
tambem nunca fui de ver novela, aliás aqui em casa fomos criados assim.
Mas ainda dá pra salvar algumas, me lembro bem de Roque Santeiro e Pantanal.
E confesso que tempos atrás chegava em casa doidinho pra ver Sinhá Moça.
Há braços.