sexta-feira, setembro 07, 2007

Dia da Independência do Brasil

Em 07 de Setembro comemora-se a independência do Brasil com relação a sua metrópole, Portugal. Adotou-se tal data por ter sido neste dia, em 1822, que D. Pedro I deu o famoso grito "Independência ou Morte!" às margens do riacho do Ipiranga.

A independência do Brasil foi algo um pouco mais complexo, um processo de emacipação política que tem seu início relacionado com a chegada da família real portuguesa, em 1807. Com a "inversão metropolitana" decorrente da preseça da família real na colônia e a abertura dos portos às nações amigas, observou-se uma nova posição do Brasil na relação com sua metrópole, na condição de reuno unido. Com o fim da ameaça francesa e o retorno de parte da família real à Europa, D. João VI resolveu deixar seu filho D. Pedro de Alcântara como princípe regente do país com a idéia de que, se houvesse realmente uma separação, sua dinastia continuaria no poder.

Com a imposição de uma constituição baseada no modelo espanhol, foi arquitetado um plano para recolonizar o Brasil, que perderia os privilégios conquistados e sua suposta autonomia. Decidiu-se pela dissolução de todas as instituições, agências, repartições públicas e tribunais de justiça e foi requisitada a volta de D. Pedro, que deveria aprimorar-se de modo a governar Portugal um dia.

Com a influência de José Bonifácio e de D. Maria Leopoldina, D. Pedro decide ficar e desafiar as ordens de Portugal (episódio conhecido como Dia do Fico) e proclamar a Independência do Brasil, sendo aclamado imperador em 1º de Dezembro de 1822.

Como monumento à Independência, foi inaugurado em 1890 o Museu Paulista da USP aka Museu do Ipiranga.




PS: Esse texto é um "resumão", há muitos fatos, acontecimentos, personagens e conseqüências que, apesar de conhecer, optei por não citar.




(Fontes: Terra - Almanaque, Wikipedia)

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Cris, quanta coisa! História desde 2002 hein? Fui lá conhecer um pouco da antiga cris mas o link está tomado por anúncios de dietas e coisas afins> Deixa assim. Precisarei um tempo para fuçar mais por aqui... Um abraço.

Anônimo disse...

O Museu do Ipiranga será parada obrigatória na minha próxima visita a São Paulo!