segunda-feira, fevereiro 28, 2005

And the Oscar goes to:

Melhor Ator Coadjuvante
Morgan Freeman, Million Dollar Baby (Menina de Ouro)

Melhor Animação
The Incredibles (Os Incríveis)

Melhor Atriz Coadjuvante
Cate Blanchett, The Aviator (O Aviador)

Melhor Canção Original
Al Otro Lado Del Rio, Diários de Motocicleta

Melhor Atriz
Hilary Swank, Million Dollar Baby (Menina de Ouro)

Melhor Filme em Língua Estrangeira
Mar Adentro (Espanha)

Melhor Ator
Jamie Foxx, Ray

Melhor Direção
Clint Eastwood, Million Dollar Baby (Menina de Ouro)

Melhor Filme
Million Dollar Baby (Menina de Ouro)

Comentários:
  • Sobre os premiados: como eu só assisti as animações, quando eu assistir os indicados e premiados eu comento...

  • Moda: muitos vestidos amarelos...

  • Transmissão: não é novidade que eu O-D-E-I-O tradução simultânea (e o meu SAP não estava funcionando), mas a tradução da Globo foi muito melhor que a da TNT... Sem contar que a Globo não teve o tão (mal) falado delay...

  • A-D-O-R-O: Edna E. Mode, a estilista de super heróis de Os Incríveis.

  • Rubens Ewald Filho: o cara entende muito de cinema, mas faz cada comentário... Sem contar que ele continua não deixando os tradutores falarem.

  • Por falar em comentaristas, acho que o meu santo bate mais com o do José Wilker (felomenal ele!!!). Quando eu crescer quero ter 1/10 da "dvdteca" dele...

  • Música: a canção do filme Diários de Motocicleta foi a primeira música em espanhol a ser indicada e, conseqüentemente, a ganhar um Oscar.

  • Por que o Renato Machado insiste em chamar o filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças de Eterno Brilho de uma Mente sem Lembranças?

  • O Aviador levou o maior número de prêmios - 5, mas o melhor filme e o melhor diretor (as grandes incógnitas da noite) ficaram com o Menina de Ouro do Clint Eastwood que foi o grande vencedor. (corrigido 28/02 - 20h)
  • sábado, fevereiro 26, 2005

    Olá pessoas!!!

    Não é novidade que eu adoro cinema e, por conseqüência, adoro premiações relacionadas ao cinema. Como a Globo não nos deixa esquecer, amanhã tem Oscar (provavelmente as 3 pessoas que lêem esse blog verão o post com os premiados antes desse mas enfim...). Além da Globo, vários sites têm publicado colunas a respeito e aberto espaço para a opinião das pessoas. É disso que eu vou falar.

    Os jornalistas, sendo colunistas especializados em cinema ou não, pesquisam, se informam antes de escrever qualquer coisa, favorável ou não. Quer dizer, a reportagem do Jornal Nacional de hoje tinha alguns errinhos nos comentários da repórter... Nada que quem tem mais o que fazer da vida se importe ou seja menos neurótica, como dizer que o Scorsese é o grande concorrente do Clint Eastwood, quando todos dizem exatamente o contrário ou dizer que a disputa de melhor ator está acirrada quando o resto do mundo acredita que o Jamie Foxx é o franco favorito (tanto que as casas de aposta londrinas não aceitam mais apostas nele).

    Mas o que me mata são os pseudo entendidos que falam sem saber direito do que estão falando. Assim, tem muita gente que reclama que se trata de uma premiação muito comercial (e até é), o que já é uma discussão corriqueira. Atualmente eu tenho visto comentários do tipo:
    - "é um prêmio muito bairrista, prefiro os festivais como Cannes" (Virgulando)
    Tipo assim, como a própria pessoa disse, Cannes é um festival, e como tal tem a apresentação de filmes, um juri que escolhe entre os filmes participantes... O Oscar é uma premiação, com cerca de 6 mil votantes (atores, diretores, produtores, roteiristas, maquiadores, músicos, técnicos de efeitos especiais...) que votam em filmes previamente selecionados. (o bairrista eu vou rebater no tópico seguinte)

    - "O Oscar é muito injusto, pois ele considera apenas grandes produções americanas esquecendo que o cinema não se restringe a Hollywood ... a criação da categoria melhor filme estrangeiro é de um caráter pouco aceitável, já que se é uma premiação mundial, que concorressem filmes de todo o mundo para o prêmio de melhor filme" (Virgulando)
    O Oscar, que na verdade se chama Academy Award, é o prêmio de uma organização norte-americana, a Academy of Motion Picture Arts and Sciences, criada por figurões de Hollywood dos anos 20; portanto é claro que ele é dirigido ao cinema feito, dirigido, protagonizado e/ou produzido por eles. Essa história de ser "a grande festa do cinema mundial" é conversa de emissora de tevê brasileira. Sobre as grandes produções, nos últimos anos tem crescido o número de filmes independentes a concorrer. E outra, a categoria nem se chama melhor filme estrangeiro, é melhor filme em língua estrangeira (coisa que o César também tem)...

    - "Os números musicais são batidos... as piadas só têm graça para eles, deixando os tradutores simultâneos perdidos" (em alguma comunidade do Orkut)
    Eu até gosto dos números musicais... Podem ser sempre parecidos, mas às vezes tem a performance de alguém que você gosta... Não lembro se ano passado ou retrasado teve um número das Bicicletas de Belleville que foi maior legal. As piadas são feitas em um estilo que é comum para os norte-americanos e têm como objetivo provocar riso na platéia. Eu acho que os tradutores, na maioria das vezes nem entendem a piada e quase nunca terminam de contá-la. Aliás, às vezes eles nem terminam de dizer o que as pessoas estão falando...

    Apesar de adorar o Oscar, eu tenho consciência que às vezes se trata mais de poder, marketing, prestígio e glamour do que de melhores atuações. Ainda assim penso que, se esse povo está tão incomodado, porque eles não esperam para ver o resultado na internet e param de falar sobre um assunto que não dominam? Vários sites vão acompanhar o evento simultâneamente... Anyway, apesar do meu mau-humor (deve ser TPM), amanhã tem post com os premiados e as minhas humildes (e sempre sem-noção) opiniões.

    segunda-feira, fevereiro 21, 2005

    LIÇÔES

    o que fazes
    para ensinar tua alma a dançar?
    o que fazes
    a mantém presa dentro de ti
    escondida das camadas densas
    de dor, sufocada pelo medo, emudecida pela inércia
    ou a deixas iluminada
    nas asas de riscos desconhecidos
    para voar rumo a um mundo de fantasias do qual
    não há garantia de retorno
    e do qual pode até cair
    o que fazes
    para ensinar tua alma a dançar?

    o que fazes
    para ensinar tua alma a sentir?
    o que fazes
    a mantém protegida pelo
    falso manto da
    segurança, envolta no silêncio inquebrável
    trancada atrás de portas de aço
    pelas quais o vento frio não passa
    e dentro das quais a morte é lenta e certa
    ou remove a camada espessa
    insensível como gelo ao toque
    atiças uma fagulha tímida
    e fazes da brasa uma chama ardente
    que se espalha, queima e consome
    mesmo quando atinges a forma mais elevada
    o que fazes
    para ensinar tua alma a sentir?

    o que fazes
    para ensinar o teu coração a amar?
    o que fazes
    o aprisiona em páginas
    de poemas amargos, canções de amor não correspondido
    que nunca lês para que te ouçam, só para ti
    o deixas acorrentado, de mãos atadas
    que só se movimentam o suficiente
    para fazer as contas infindas
    de pequenas ofensas
    ou abres fendas e lacunas
    largas o bastante para alguém entrar, encontrar
    um nicho e decorá-lo
    com seus próprios sonhos e paixões
    pintar as paredes com pinceladas de carícias, ir
    e vir quando bem quiser
    sem travas nem amarras, mas com
    o toque simples de um abraço forte
    o que fazes
    para ensinar o teu coração a amar?

    (Kathlen Pratt)

    quinta-feira, fevereiro 17, 2005

    Oi pessoas!!!

    Eu não me lembro se eu já comentei isso aqui, mas eu O-D-E-I-O essa exaltação às pseudo celebridades que a imprensa brasileira faz. Afinal, o que alguém tem a ver com a vida da Sandy? Ou da Ivete Sangalo? E mais, o que me interessa o novo "casamento" de jogador de futebol?

    Antes de mais nada, o dito "casamento do ano" nem um casamento foi... Até onde eu saiba, exceto em alguns países de cultura totalmente diferente, não é possível se casar antes de cumpridas as formalidades de um divórcio sem que se cometa um crime (bigamia)... O padre que abençoou o casal (palavras dele) disse que todos os presentes tinham consciência de que não se tratava de um casamento, mas não é o que parece... Dizem até que o moço do andou dizendo que um amigo estragou o casamento dele. Isso sem contar a atitude da moça ao expulsar a namorada desse amigo (parece que o cachê da expulsa aumentou 900% depois disso). Até comunidade no Orkut criaram por causa disso... A tal comunidade chama-se "Movimento dos sem convite" e, pelo que eu li por aí, parece comentar as notícias que têm saído a respeito da festa... Eu tentei entrar nela para ver do que se tratava mas não a achei...

    Antes que alguém me critique, se eles quiseram fazer uma festa caríssima para celebrar o relacionamento deles, eu realmente não tenho nada a ver com isso, não tenho inveja dela, não duvido do sentimento que existe entre os dois e quero mais é que eles sejam felizes. Só concordo com a opinião de um ator norte-americano (li no IMDB): o que importa não é ser uma celebridade e sim fazer o seu trabalho direito. Seria ótimo se mais gente pensasse assim...

    domingo, fevereiro 13, 2005

    Olá pessoas!!!

    Apesar de não receber mais emails como antigamente (os spams não contam), de vez em quando eu recebo algum que vale a pena. É o caso desse que eu recebi da Luana sobre uma propaganda da academia Runner:

    "A academia Runner tem um outdoor que diz o seguinte :

    'Neste verão , você quer ser sereia ou baleia?'

    Uma mulher enviou a eles a sua resposta e distribuiu o seguinte e-mail por aí:

    'Ontem vi um outdoor da Runner, com a foto de uma moça escultural de biquíni e a frase: Neste verão qual você quer ser, Sereia ou Baleia?

    Respondo:
    Baleias sempre estão cercadas de amigos.
    Baleias têm vida sexual ativa, engravidam e têm filhotinhos fofos.
    Baleias amamentam.
    Baleias nadam por aí, cortando os mares e conhecendo lugares legais como as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia.
    Baleias têm amigos golfinhos.
    Baleias comem camarão à beça.
    Baleias esguicham água e brincam muito.
    Baleias cantam muito bem e têm até CDs gravados.
    Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais.
    Baleias são bem resolvidas, lindas e amadas.

    Sereias não existem !!!

    Se existissem viveriam em crise existencial:
    Sou um peixe ou um ser humano?
    Não têm filhos, pois matam os homens que se encantam com sua beleza.
    São lindas mas tristes e sempre solitárias...

    Runner, querida, prefiro ser baleia!'"

    quinta-feira, fevereiro 10, 2005

    Hello!!!

    Bem agora que passou essa maledeta fase de tum-tum e mulheres peladas, está oficialmente iniciado o ano. Acho que quase todo mundo sabe qu eu não gosto de Carnaval, não suporto axé e evito o sambas enredo, mas eu vou ter que comentar o que aconteceu com a Portela... Estava eu, zapeando pela madrugada quando vejo um monte de velhinhos chorando. Pensei "o que será que aconteceu para eles estarem tão tristes?"... Zapeiei mais um pouco e descobri que o #%¨&@! do presidente da escola fechou o portão na cara da Velha Guarda para evitar que estourasse o tempo... Eu sei que o tempo é importante mas, fala sério, eles são a história viva da escola, têm paixão por ela e são tratados dessa maneira!!! É, no mínimo, ridículo. Como já disse a minha mãe, esse pode ser o último Carnaval de algum deles...

    Mudando de assunto, essa semana eu quase tive uma overdose de bebês. Explicando: ontem eu fiquei trancada para fora de casa e acabei passando a tarde inteira com o Eduardo. Ele até sorriu para mim!!! Quando eu voltei para casa, a Érika apareceu aqui e nós acabamos na casa da Fernanda, para que eu conhecesse o Juliano. Por um acaso, a Roberta estava lá com a Júlia. Eu que nem gosto de crianças (imagina!!! rs) estava realizada. Hoje eu estava de bobeira aqui na porta e acabei conhecendo a Mariana, da Vivian. Eles todos são tão lindos!!! O duro é que todo ano em Dezembro eu vou gastar horrores com presentes de aniversário... rs Pensa só: o Eduardo dia 04/12, a Júlia dia 06/12, o Juliano dia 15/12 e a Mariana dia 28/12. Ainda falta a Larissa (minha priminha, a 5ª nenê e menina da nova geração da família) que nasce lá pro dia 16/03...

    Ah, já ia esquecendo, a reforma aqui em casa continua na cozinha (parece que não acabar nunca)... É dose aguentar toda essa poeira e barulho há quase 3 meses...

    quarta-feira, fevereiro 02, 2005

    Olá pessoas!!!

    A antinha aqui fez um layout de girassol porque era o mês de aniversário da mãe e não conseguiu vir aqui postar no Domingo, dia do aniversário dela... Só comigo acontecem essas coisas mesmo... Anyway, isso não significa que eu não aprontei nada. Nós fizemos uma festinha quase surpresa para ela... Só não foi surpresa porque a minha avó abriu o bico.

    Bem, como Fevereiro é mês de Oscar (podem chamar de comprado, de prêmio comercial etc., eu não ligo e continuo adorando), o lay tem algo a ver com um dos premiados do ano passado (na realidade o grande vencedor).

    Dos indicados, eu só assisti o Shrek 2... Eu devo assistir com certeza antes do dia 27 Os Incríveis, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e Em Busca da Terra do Nunca e vou tentar ir ao cinema ver Ray (é muito caro para quem deixou de ser estudante)...