sábado, fevereiro 26, 2005

Olá pessoas!!!

Não é novidade que eu adoro cinema e, por conseqüência, adoro premiações relacionadas ao cinema. Como a Globo não nos deixa esquecer, amanhã tem Oscar (provavelmente as 3 pessoas que lêem esse blog verão o post com os premiados antes desse mas enfim...). Além da Globo, vários sites têm publicado colunas a respeito e aberto espaço para a opinião das pessoas. É disso que eu vou falar.

Os jornalistas, sendo colunistas especializados em cinema ou não, pesquisam, se informam antes de escrever qualquer coisa, favorável ou não. Quer dizer, a reportagem do Jornal Nacional de hoje tinha alguns errinhos nos comentários da repórter... Nada que quem tem mais o que fazer da vida se importe ou seja menos neurótica, como dizer que o Scorsese é o grande concorrente do Clint Eastwood, quando todos dizem exatamente o contrário ou dizer que a disputa de melhor ator está acirrada quando o resto do mundo acredita que o Jamie Foxx é o franco favorito (tanto que as casas de aposta londrinas não aceitam mais apostas nele).

Mas o que me mata são os pseudo entendidos que falam sem saber direito do que estão falando. Assim, tem muita gente que reclama que se trata de uma premiação muito comercial (e até é), o que já é uma discussão corriqueira. Atualmente eu tenho visto comentários do tipo:
- "é um prêmio muito bairrista, prefiro os festivais como Cannes" (Virgulando)
Tipo assim, como a própria pessoa disse, Cannes é um festival, e como tal tem a apresentação de filmes, um juri que escolhe entre os filmes participantes... O Oscar é uma premiação, com cerca de 6 mil votantes (atores, diretores, produtores, roteiristas, maquiadores, músicos, técnicos de efeitos especiais...) que votam em filmes previamente selecionados. (o bairrista eu vou rebater no tópico seguinte)

- "O Oscar é muito injusto, pois ele considera apenas grandes produções americanas esquecendo que o cinema não se restringe a Hollywood ... a criação da categoria melhor filme estrangeiro é de um caráter pouco aceitável, já que se é uma premiação mundial, que concorressem filmes de todo o mundo para o prêmio de melhor filme" (Virgulando)
O Oscar, que na verdade se chama Academy Award, é o prêmio de uma organização norte-americana, a Academy of Motion Picture Arts and Sciences, criada por figurões de Hollywood dos anos 20; portanto é claro que ele é dirigido ao cinema feito, dirigido, protagonizado e/ou produzido por eles. Essa história de ser "a grande festa do cinema mundial" é conversa de emissora de tevê brasileira. Sobre as grandes produções, nos últimos anos tem crescido o número de filmes independentes a concorrer. E outra, a categoria nem se chama melhor filme estrangeiro, é melhor filme em língua estrangeira (coisa que o César também tem)...

- "Os números musicais são batidos... as piadas só têm graça para eles, deixando os tradutores simultâneos perdidos" (em alguma comunidade do Orkut)
Eu até gosto dos números musicais... Podem ser sempre parecidos, mas às vezes tem a performance de alguém que você gosta... Não lembro se ano passado ou retrasado teve um número das Bicicletas de Belleville que foi maior legal. As piadas são feitas em um estilo que é comum para os norte-americanos e têm como objetivo provocar riso na platéia. Eu acho que os tradutores, na maioria das vezes nem entendem a piada e quase nunca terminam de contá-la. Aliás, às vezes eles nem terminam de dizer o que as pessoas estão falando...

Apesar de adorar o Oscar, eu tenho consciência que às vezes se trata mais de poder, marketing, prestígio e glamour do que de melhores atuações. Ainda assim penso que, se esse povo está tão incomodado, porque eles não esperam para ver o resultado na internet e param de falar sobre um assunto que não dominam? Vários sites vão acompanhar o evento simultâneamente... Anyway, apesar do meu mau-humor (deve ser TPM), amanhã tem post com os premiados e as minhas humildes (e sempre sem-noção) opiniões.

Nenhum comentário: