sábado, maio 31, 2008

Blogging: Dia Mundial sem Tabaco

Mais uma vez estou atrasada para uma postagem coletiva... rs



A OMS (Organização Mundial da Saúde), com o intuito de consolidar os avanços da década de 80 na área de políticas públicas e campanhas voltadas para a prevenção e o combate ao fumo instituiu, em 1987, o dia 31 de Maio como o Dia Mundial sem Tabaco, data comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.

Os objetivos principais da campanha são sensibilizar e conscientizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e estimular a reflexão em torno das leis de regulamentação da produção, da propaganda e do consumo.

No Brasil, um dos países mais avançados na área de regulação de produtos do tabaco, a data é comemorada desde 1989. Entidades como hospitais, universidades e a Anvisa colaboram com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) que, juntamente com as coordenações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, leva as ações de combate ao uso do tabaco a todo o país.

Entre as medidas tomadas até o momento no país destacam-se, entre outras:
- a fixação dos limites máximos dos teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros comercializados; a proibição do uso de descritores de produtos como light, ultra light, suave, baixos teores, etc;
- a proibição da propaganda dos produtos derivados do tabaco na mídia falada, escrita e eletrônica;
- e a inclusão de imagens e mensagens de advertência sobre os malefícios do fumo nos maços dos produtos derivados do tabaco.

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde, o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por câncer no Brasil (principalmente de pulmão), 25% das mortes coronarianas, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica e 25% das mortes por derrame cerebral.

Ao longo dos anos foram desenvolvidas técnicas e produtos para que os tabagistas parassem de fumar (terapia, adesivos, chicletes, remédios), mas nenhuma delas é realmente eficaz sem que a própria pessoa queira parar. E esse fata é a relevância de campanhas como esta.


(Fontes: Wikipedia, INCA)

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom saber que os órgãos competentes no Brasil estão preocupados e trabalhando nisso.Começou a vigorar hoje também a lei de não fumar em nenhum logal fechado,só ao ar livre.VocÊ deve ter visto.Tomara que além de alívio pra gente essa medida e outras desestimulem muitos a continuar no vício.
Bjs:)