quarta-feira, maio 07, 2008

Regras para ser feliz

Limpando o meu bookmarks, achei esse "guia prático" de bem viver. A autora - Eunice Ferrari - diz que o escreveu pensando em regras simples para se viver melhor consigo mesmo e as pessoas ao redor... E eu bem que preciso de muitos deles (os mais críticos em negrito com comentários meus em itálico).

1. Determine-se a sofrer menos.
Sim, eu sofro por tudo e todos... E na maioria das vezes por antecipação...

2. Procure compreender, não só racionalmente, mas com o coração, que uma das maiores leis que existe do planeta é a da transitoriedade. Nada é permanente...

3. Busque o prazer, pare de fazer o que não gosta só para agradar a pessoas que não dão a mínima pra você.

4. Se a vida te dá limões, aprenda a fazer uma limonada!
Essa eu já pratico...

6. Ocupe-se de poucas coisas. Pessoas viciadas em fazer muitas coisas ao mesmo tempo nunca conseguirão tranqüilidade. Suas almas estarão sempre ansiosas e atormentadas.
Esse eu realmente necessito... Estou aqui escrevendo o post e fazendo mais umas três coisas ao mesmo tempo... Aliás, acabei de voltar da interrupção para arrumar as caixas de livros...

7. Busque dentro de você pensamentos de paz e harmonia. Saia do desassossego. Comece por diminuir seu ritmo de respirar, de andar e até de pensar.
Cristiane mega-hiper-ultra acelerada de vez em sempre precisa desta... (aliás, estou aqui pensando no que me espera lá embaixo... rs)

8. Aceite os obstáculos que a vida impõe a você sem se achar a pessoa mais sofredora deste planeta.

9. Busque e pratique a simplicidade.

10. Viva cada momento a seu tempo, um dia de cada vez. Faça a sua parte e entregue o que não está sob seu controle a Deus.
As coisas acontecem quando têm que acontecer, no tempo da vida ou, se vc preferir, de Deus.

11. Não se submeta aos humores dos outros - viva e seja você mesmo, independentemente do que o outro é e sente em relação a você.

12. Procure ser independente. Deposite a construção de sua felicidade apenas em você. Quando você aprender a se amar, tudo te será dado.

13. Pare de fazer planos de longuíssimo prazo.
Longos prazos sem resultados intermediários levam à perda do foco no seu objetivo/meta.

14. Tenha como objetivo melhorar e desenvolver o que tem de melhor e aperfeiçoar o que ainda não está bom, mas de maneira amorosa e racional.

15. Você pensa na morte? Pois pense. Nenhum de nós escapará desse destino. Não pense na morte de maneira mórbida, mas como o final natural e inevitável desta linda jornada por este planeta.

16. Aprenda a envelhecer com dignidade. Cultive sua alma, suas melhores qualidades, seu amor e cuide de seu corpo, sem neuroses.


Algo entre transcrito e adaptado daqui.

Um comentário:

Lulu on the sky disse...

Digno de ser impresso e guardado.
Big Beijos