terça-feira, novembro 18, 2008

80 anos

Hj, ele faz 80 anos... Mais do símbolo de uma empresa, trata-se de ícone. Ele é simplesmente o camundongo mais famoso do mundo... Sim, estou falando de Mickey Mouse e sim, é um dos poucos ratos que eu gosto no mundo.

Tendo estreado em 18/11/1928 como estrela do primeiro desenho com som sincronizado (Steamboat Willie, no qual Walt Disney investiu tudo o que tinha), tratava-se então de um personagem destinado a curtas-metragens e tirinhas, dublado inicialmente pelo próprio criador e que originalmente se chamaria Mortimer - nome muito pomposo segundo a Sra. Disney, que sugeriu Mickey.

Com sua personalidade educada, amigável, descomplicada, empreendedora e otimista, Mickey virou uma estrela, intrepretando os mais diferentes tipos e personagens. Sua postura e seus valores se tornaram a representação do modo Disney de ser, o que a partir de um certo ponto acabou por limitar sua participação em novos desenhos e abriu espaço para outros personagens tão queridos quanto o próprio: Pluto, Pateta, Donald, Margarida, Minnie...

Mickey foi o primeiro personagem de desenho animado a ter uma estrela na calçada da fama e aparece em mais de 150 desenhos, entre curtas, longas, especiais, séries regulares e compilações (sendo que nos dois últimos tipo, conta-se pelo conjunto e não por cada desenho), inúmeros gibis, além de ser o anfitrião dos parques...

Mickey foi a grande aposta, a origem de tudo e, a respeito dele, Walt Disney disse: "We felt that the public, and especially the children, like animals that are cute and little. I think we are rather indebted to Charlie Chaplin for the idea. We wanted something appealing, and we thought of a tiny bit of a mouse that would have something of the wistfulness of Chaplin — a little fellow trying to do the best he could. When people laugh at Mickey Mouse, it's because he's so human; and that is the secret of his popularity. I only hope that we don't lose sight of one thing — that it was all started by a mouse."

(tradução/adaptação tabajara da Cris: "Nós percebemos que o público, especialmente as crianças, gosta de animais pequenos e engraçadinhos. Eu acredito que nós estamos em débito com Charlie Chaplin pela idéia. Nós queríamos algo com apelo, e pensamos que um ratinho poderia ter algo da melancolia de Chaplin - um carinha tentando fazer o melhor que pode. Quando as pessoas riem com Mickey Mouse, é porque ele é muito humano, e esse é o segredo de sua popularidade. Eu só espero que as pessoas mantenham uma coisa em mente - que tudo isso começou com um camundongo.")




Fontes: Site oficialda Disney, Site Oficial da Disney Brasileiro (desatualizado), Wikipedia em pt e en.


PS: 1)Acho que fiz um post sobre os 75 anos dele... Mas ficou em alguma versão passada do blog...
2) Antes que alguém venha falar sobre o possível papel dele como símbolo do imperialismo etc etc etc, não estou nem remotamente preocupada com essa linha de pensamento.

Nenhum comentário: