quarta-feira, janeiro 23, 2008

Livro: A Menina que Roubava Livros

Um dos grandes sucessos editoriais do ano passado (que eu comprei quando abaixou o preço, claro), não foi um livro que eu não conseguisse largar desde o começo... Para falar a verdade, demorei um bocado para me empolgar com a leitura, chegando a ler só de curiosa para saber o que aconteceria com a menina... Mas também, quando me empolguei, mal conseguia esperar por cada metade dos cerca de 40 minutos diários de leitura no trem (sim, no trem; em casa não consigo mais ler). Aliás, não faz nem duas horas que eu acabei de lê-lo...

Trata-se da história de uma menina - Liesel Meminger - que entre 1939 e 1943 encontrou a morte três vezes. Sendo a própria Morte a narradora da história ("uma dentre a pequena legião que carrego"), temos uma perspectiva diferente sobre a vida e o que era a 2ª Guerra Mundial para uma menina pobre de um subúrbio miserável de uma cidezinha alemã. Onde entram os livros? A curiosidade e a vontade de aprender de Liesel a levam a roubar livros, do Manual do Coveiro que caiu de um bolso ao O Carregador de Sonhos da biblioteca semi-abandonada do prefeito, nos 4 anos em questão ela cresceu e se desenvolveu através das palavras que lhe eram tão caras.

É através destas palavras que conhecemos os Hubermann, Rudy Steiner, Max Vanderburg, Ilsa Hermann e tantos outros. Além dos três encontros que intrigaram a Morte, mais atarefada que o normal na época, e a fizeram parar para olhar melhor.






Título Original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Páginas:
494
Ano: 2007

2 comentários:

Lulu on the sky disse...

Li esse livro faz pouco tempo e adorei. Foi mu segundo livro do ano, me identifiquei muito com a menina, max, Rudy e no final do livro eu só chorava, mas consegui terminar de ler.
Muito lindo.
Big Beijos

Mel. disse...

Eu acabo de ler, e fiquei muito infeliz no final(apesar de já saber que todos ia morrer). Mesmo assim foi um livro que gostei mto. A história é ótima.