quinta-feira, janeiro 15, 2009

Filme: Wall-E

"After 700 years of doing what he was built for
He'll discover what he was meant for..."

Tradução tabajara da Cris: "Após 700 anos fazendo aquilo para o que ele foi construído
Ele descobrirá para o que ele foi feito..."


Wall-E é uma animação extremamente fofa. Depois de deixar a Terra praticamente inabitável pela quantidade de lixo e gases tóxicos, os seres humanos acabam partindo em um "cruzeiro" pelo espaço enquanto milhares de robozinhos movidos a energia solar foram deixados por aqui para limpar a sujeira. 700 anos depois, somente um desses robozinhos ainda funciona - o nosso protagonista, que durante todo esse tempo nunca deixou de compactar lixo. Apesar de ser um robô, Wall-E (Waste Allocation Load Lifter Earth Class) aprendeu a se auto-consertar e desenvolveu uma personalidade bem particular - coleciona coisas sobre os humanos, adora musicais e até mesmo adotou um animal de estimação um tanto quanto alternativo, uma barata.

Sua rotina é sempre a mesma: quando o dia clareia sai de sua "casa", carrega as baterias solares e juntamente com o seu bichinho vai trabalhar. E as pilhas de lixo são muito maiores que vários arranha-céus. Assim ele vai vivendo, esperando os humanos votarem... Um belo dia chega do espaço alguém que vai mudar a sua vida: Eva (Extraterrestrial Vegetation Searcher), uma robô muito mais avançada.

Eva é uma robô de reconhecimento, tem uma missão específica e meio que ignora totalmente Wall-E (para dizer o mínimo). Entretanto, o robozinho com seu jeitinho e doçura acaba conquistando-a e sendo fundamental para o cumprimento de sua missão - como o nome diz, ela procura sinais de vida vegetal - que significam que a Terra pode receber os humanos de volta.

A vida de Wall-E dá um reviravolta quando Eva volta a sua nave e, de repente, ele se vê no espaço, em Axiom, o transatlântico espacial onde se espera até que seja possível voltar para casa.

O desenho é praticamente mudo na primeira metade e os seres humanos que aparecem na segunda são basicamente algo que já existe por aqui: pessoas que sabem somente o que é fornecido de informação e sofrem de certa perda óssea e obesidade após 700 anos com gravidade artificial e algum sedentarismo.

A cena da "valsa" nas estrelas é linda!!! Eu gostei demais!!! Até consegui enxergar a baratinha como animal de estimação e ficar preocupada com ela quando Wall-E vai atrás de Eva para o espaço... rs




Título Original: Wall-E
Estúdio:Walt Disney Pictures / Pixar Animation Studios
Direção: Andrew Stanton
Duração: 97 minutos

Nenhum comentário: