sexta-feira, janeiro 30, 2009

A simplicidade de um problema

(Max Gehringer)

Problema, todo mundo tem. O problema é: o que fazemos com os problemas?

Um bom começo é falar grego. Porque foram os antigos gregos, havia três mil anos, que inventaram a palavra problema. A tradução literal de problema é "passar adiante". Os gregos, sábios como eram, perceberam que problemas nunca são resolvidos. São apenas transferidos de uma pessoa a outra.

Por exemplo, uma empresa com problemas de custo dispensa cinqüenta funcionários. Ela não resolveu o problema, o que fez foi transferir o problema para os cinqüenta dispensados. Que, com o dinheiro mais curto para as despesas do mês, vão parar de comprar biscoito de chocolate. E aí o problema passa a ser da fábrica de biscoito de chocolate, que vai ficar com estoque sobrando no final do mês. Que vai dispensar vinte funcionários. E a ciranda não tem fim.

Problema, portanto, é qualquer situação que ainda não conseguimos transferir para alguém. Mas o pior mesmo é que muita gente perde um tempão remoendo pequenos problemas. Porque o risco, nesse caso, é que um pequeno problema muitas vezes impede a gente de enxergar um grande problema.

Para ilustrar, aqui vai uma historinha exemplar. O César, um conhecido meu, era gerente de vendas de uma empresa de fotocopiadoras. Na época, o César era fumante. A empresa dele, como toda multinacional consciente dos malefícios do fumo, havia proibido o tabagismo no prédio inteiro.

O César, então, tinha um problema. Em qualquer lugar do prédio que ia, e em cada sala que entrava, sempre dava de cara com aqueles cartazes de "Proibido fumar". Até que, um dia, César precisou visitar um cliente muito importante, fabricante de cigarros. O César não perdeu a chance de dizer a seus colegas xiitas que, finalmente iria conseguir passar um dia bem longe da ditadura daqueles cartazes de "Proibido fumar".

Quando chegou à empresa de cigarros, satisfeito da vida, o César subiu uma escada e deu de cara com um enorme cartaz: "Proibido tirar cópias". O César pensou que tinha um problema, mas tinha dois: o que ele não havia transferido pra ninguém e o que estava sendo transferido para ele.

Por isso, se você está saindo de casa com um problema, faça como os gregos: passe adiante. Porque nesse momento, não tenha dúvida, muita gente está pensando em passar algum problema para você.


Um comentário:

Eduardo disse...

Ha ha ha... esse Max Gehringer é impagável. Isso me lembra algumas explicações sobre a crise financeira mundial. O problema vai passando...