terça-feira, março 08, 2005

Dia Internacional da Mulher

Olá pessoas!!!

Como o talento para garimpar pela internet é da e eu sou mais cri-cri do que criativa, eu resolvi escrever um pouquinho sobre coisas que só mulheres entendem neste dia.

A primeira coisa que me veio a cabeça foi a tão mal-falada TPM... Ela costuma variar entre os dois extremos: assassina e ninguém me ama, ninguém me quer. A primeira é a mais famosa, aquela que deveria vir acompanhada de uma plaquinha "não se aproxime"; em um minuto você está bem então alguma coisa (boba ou não) liga o seu instinto assassino, dizem até que é atenuante em caso de prisão (não verifiquei a veracidade dessa informação). No segundo caso, o mundo e as pessoas parecem tão injustas, todo mundo parece te odiar e até comercial de carro dá vontade de chorar. Outra característica é o desespero fora do normal por chocolate... Hormônios à parte, fatores externos ? como dificuldades econômicas, doenças na família, pressão no trabalho e estresse ? podem agravar ou mesmo desencadear esses sintomas. Dizem que ioga, acunpuntura, shiatsu, florais, aromaterapia entre outros ajudam a amenizá-la.

Pocurando mais idéias para o post, eu cheguei ao problema do câncer de mama. Graças a Deus eu nunca tive esse problema na família, mas o câncer já é uma doença extremamente cruel e esse tipo mexe com algo ligado a nossa característica de mulher, com o nosso psicológico mesmo. O que pode ser feito é a prevenção, com o auto-exame e a mamografia que atualmente tem como recomendação se fazer a primeira mamografia aos 35 anos, uma cada dois anos até os 49, e uma vez por ano a partir dos 50. Uma inciativa importante e que precisa de ajuda é a Campanha da Mamografia Digital, basta ir ao site e dar um clique diário.

Outra coisa só entendida por mulheres (e por alguns poucos homens) é como nós tiramos a força da nossa sensibilidade e inteligência. Como somos capazes de sorrir e ir em frente quando perdemos o nosso chão (porque senão todos em volta desabam), de lidar com as nossas dores e fantasmas, achar soluções simples para grandes problemas e compreender a vida e as pessoas com certa facilidade. Alguns homens se sentem inseguros perante isso e tentam nos fazer menores. Só posso falar por mim, mas eu conheço homens que não conseguem lidar com mulheres mais fortes, inteligentes e/ou bem sucedidas.

Convenhamos, sem as mulheres o mundo não funciona.

Nenhum comentário: