quinta-feira, março 03, 2005

Vi por aí...

Hello people!!!

Seguinte, acho que todo mundo que me conhece sabe que eu não gosto de novelas. Acho extremamente alienante (fala sério, não acrescenta nada) e chato seguir tramas loguíssimas que sempre terminam basicamente da mesma maneira além de, independentemente do autor, seguirem basicamente a mesma estrutura: mocinha sofredora, que lutou muito na vida versus vilã(o) meio (ou inteiro) psicopata... Não entendo porque o público se sente tão atraído por novelas. Talvez seja porque a vida é muito difícil e haja uma necessidade de acreditar em finais felizes... Vai saber. Mas esse não é o assunto do post. Eu estou escrevendo para usar o que aconteceu com a novelista Glória Perez (mensagens de repudio ao mundo dos rodeios ser parte da nova novela dela com ataques pessoais...) como deixa para falar de uma coisa que me irrita muito: o extremismo.

Sem querer ofender ninguém, acho que tudo que é excessivo acaba fazendo mal, seja ativismo, religião (vide Al Qaeda e cia) ou qualquer outra coisa. Respeito (e muito) o direito que cada um tem de ter a própria opinião e credo, concordo que há muitas coisas erradas no mundo e que se ninguém fizer nada ou pelo menos falar a respeito nada vai ser feito, mas me sinto incomodada quando as pessoas, para defender o seu ponto de vista, acreditam que podem ofender os outros ou até mesmo passar por cima.

Não gosto de rodeios, já fui em um e não acho correto usar animais daquela maneira. No meu mundo cor de rosa, os defensores dos animais são defensores de vidas inocentes. Agora, alguém me explica que direito uma pessoa tem de tentar mostrar a sua insatisfação dessa maneira? Foram deixadas dois tipos de mensagem, uma com a foto da filha morta e a outra fazendo piada por ela ter perdido dois filhos. Como não tem link para a pessoa, eu acredito que ela tenha saído do orkut (de um jeito ou de outro) e que devesse estar no profile o que quer tenha levado as pessoas a acreditar que ela estava fazendo isso para defender os animais.

Diz a nota que a Glória Perez mandou para a imprensa (aqui) que foram procurados vários segmentos relacionados aos rodeios e entidades de proteção aos animais para fazer com que o país debatesse a questão de como se enxerga e como nos relacionamos com os animais - e nós sabemos que novelas são meio de exposição considerável para qualquer causa. Eu entendo (se bobear até concordo) que possa ser contra os princípios de entidades de proteção dos animais se promover dessa maneira, mas isso não justifica esse tipo de ataque, o qual eu acredito ter sido feito por indíviduo(s) isolado(s) (afinal, qualquer um pode se dizer qualquer coisa). Também até concordo com a carta do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal a respeito de terem sido usados estudos equivocados para tornar "não politicamente incorretos" os rodeios na novela, que a Globo se acha dona do mundo e que possa querer desacreditar as instituições de defesa dos animais mas, no meu mundo ainda cor de rosa, não acho que isso seja uma manobra.

(Créditos: as cartas estão na coluna Ooops de hoje)

Nenhum comentário: