terça-feira, julho 10, 2007

7 Maravilhas do Mundo

No sábado (07/07/07) saiu o resultado da eleição, promovida por um site, das novas Sete Maravilhas do Mundo. Eis os eleitos:

Chichén Itzá
Cristo Redentor
Grande Muralha da China
Machu Picchu
Petra
Coliseu
Taj Mahal

Não, eu não estou comemorando a vitória do Cristo Redentor.

Podem me chamar de apatriota se quiserem, mas eu voltei uma vez só (só era permitido votar uma vez por endereço eletrônico, acho que deveria ser por ip) e não foi na estátua brasileira. Nem na norte-americana (estadunidense se vc preferir). Acredito que ambas não têm o que eu considero necessário para tal título. Obviamente, a escolha dos sete monumentos trará um aumento no interesse turístico para os países selecionados (e essa foi a grande razão do lobby brasileiro), mas acho que a escolha deveria ter sido feita com critérios diferentes.

A maravilhas do mundo antigo, foram escolhidas de acordo com sua importância histórica, eram marcos de civilizações que definiram muito do que o mundo ocidental é hoje. A Torre Eiffel e a Acrópole são muito mais representativas num contexto mundial que a estátua do Cristo Redentor... Podem me apedrejar, mas até a Estátua da Liberdade (presente dos franceses aos americanos pela derrota dos então grandes colonizadores, os ingleses) tem um significado maior no âmbito global.

(Não, não estou dizendo que Cristo não é uma figura importante na história. Estou dizendo que a estátua não o é)

Quem acompanha o KibeLoco, sabe que só a blogosfera brasileira consegue facilmente mudar resultados de pesquisas em sites (nacionais ou não)... Imagina então o poder de uma campanha governamental que atinge todos os usuários de internet (não só a parcela blogueira)...

Já postei sobre a maravilhas do mundo antigo, quando o blog estava no Blogger Brasil... Infelizmente naquele tempo, eu não sabia como linkar somente um post... Farei então uma versão resumida. Se houver interesse posto novamente a descrição.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

A Estátua de Zeus Olímpico
O Templo de Diana
O Colosso de Rodes
O Mausoléu de Halicarnasso
O Farol de Alexandria
Os Jardins Suspensos da Babilónia
As Pirâmides do Egito

UPDATE: 1) Dêem uma olhada na opinião do Escriba.
2) Outro detalhe sobre essa eleição é que a mesma foi postergada por quase 6 anos, provavelmente buscando o apoio da Unesco, que tem critérios próprios para determinar o que é ou não patrimônio da humanidade, a partir da opinião de especialistas. A entidade divulgou em nota: "O New7Wonders é mais direcionado para motivos comerciais do que para conservação de um patrimônio. As novas sete maravilhas não parecem ter um compromisso com conservação, e não parecem incluir os tipos de coisas que nós incluímos, como o compromisso com nossos integrantes de educar e trabalhar com a mídia e com o turismo, por exemplo."

4 comentários:

Claudio disse...

Eu até votei no Cristo, mas acho que pelo marketing que fizeram. Não torci nem para ganhar nem para perder.

Sinceramente nem acho tão maravilha assim....

abs

Anônimo disse...

Fico tão aliviada quando descubro pessoas que também não votaram no Cristo! Caramba, ser patriota tudo bem, mas um pouco de senso estético é bom! O Cristo é uma escultura como tantas outras pelo Brasil e, se faz o sucesso que faz, é pela paisagem natural que o cerca.

Já deu pra perceber que também não votei nele, né? :P

Achei uma pena o castelo alemão ficar de fora... ele sim, merecia ocupar a vaga do cristo.

Anônimo disse...

Oi, Cris!
Cheguei aqui através do post da Lu sobre o mesmo assunto e assim como ela me sinto aliviada em encontrar pessoas que compartilham da mesma opinião. Eu fui chamada apatriota, disseram-me até que isso é inveja de paulista por oposição ao Rio, mereço? E eu que sempre tive tanta vontade de conhecer o Rio...

Anônimo disse...

Olá,

Sou gestora de comunidades do Jornal de Debates ( www.jornaldedebates.com.br ), um jornal online colaborativo que periodicamente propõe debates sobre assuntos da atualidade, e essa semana uma das discussões é referente à pergunta "O Cristo Redentor é mesmo uma maravilha?".
Encontrei no seu blog um post sobre o assunto (http://casadacris.blogspot.com/2007/07/7-maravilhas-do-mundo.html), e gostaria de convidá-la a escrever um artigo para nós, ou mesmo permitir que publiquemos seu post.

Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato.

Grata
Gabriela Nardy
gabriela@jornaldedebates.com.br
Gestora de Comunidades - Jornal de Debates