sexta-feira, julho 27, 2007

Star Wars

"Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante..."

2007 marca os 30 anos da mais bem sucedida franquia da história do cinema. Em homenagem a tal data, está sendo realizada em Londres uma exposição (segunda parada, a exposição começou em Lisboa, ano passado).

George Lucas era diretor e roteirista sem muita experiência, tendo feito dois filmes que atualmente são cult (THX 1138:4EB e American Graffiti), mas nada que levasse um estúdio a investir milhões de dólares numa história criada por ele.

A Fox acabou topando, em um acordo no qual os direitos de eventuais seqüências continuavam propriedade da Lucasfilm. Quando o primeiro filme bateu todos os recordes de bilheteria e transformou-se em fenômeno mundial, o acordo foi alterado: a Fox poderia distribuir as seqüências e patrocinar o filme, mas todo o merchandising e franchising seriam da Lucasfilm. O homem não podia ter feito um acordo melhor...

Cultuada ao extremo, a história de Star Wars faz uso de arquétipos, comuns na ficção científica quanto na mitologia antiga e é composta não só de filmes, mas de livros (Universo Expandido) e animações (há boatos sobre um seriado tb). A história começa através do uso da Força, um campo de energia criado por tudo o que vive. Rodeia-nos, penetra-nos e une a galáxia. A Força move os Jedi, guerreiros que lutam pela paz (sem jamais atacar, somente se defendendo) procuram conhecimento e representam o lado luminoso da Força (Ashla), buscando um patamar existencial superior. Também confere aos seus utilizadores uma série de talentos excepcionais, a sua maioria de origem psíquica, mas também a melhoria de atributos físicos. Claro que existe o lado negro, representado pelos Sith, guerreiros que acima de tudo querem força e poder.

Organizada em duas trilogias e filmada quase que "de trás para frente", a saga cinematrográfica é composta de 6 filmes*:
- A Ameaça Fantasma (pt, en)
- Ataque dos Clones (pt, en)
- A Vingança dos Sith (pt, en)
- Uma Nova Esperança (pt, en)
- O Império Contra-ataca (pt, en)
- O Retorno de Jedi (pt, en)


(Fontes: IMDb, AdoroCinema, Devir, Wikipedia, Site Oficial)

Nenhum comentário: