sexta-feira, janeiro 11, 2008

Urbana Legio omnia vincit - I

Depois de muito tempo eu consegui asissitir ao especial "Por toda minha vida" sobre Renato Russo. Gostei muito do que vi, acho que a escolha do ator foi boa por terem optado por alguém que já estudou para viver este papel. É óbvio que o cara não é o Renato Russo e nem pretende ser, mas ele interpreta o personagem sem parecer caricato ou imitador.

Uma das coisas que me irrita profundamente no YouTube são os comentários... Tem de tudo, mas destaco dois: o fã e o "pregador religioso". Explico:

1) Sobre fãs: essa parcela varia entre dois extremos, aqueles que acham tudo lindo e aqueles que criticam a Globo por ter feito um programa sem certos detalhes. Tipo assim, é fato que a Globo manipula, sempre manipulou e sempre manipulará tudo em favor de certos pontos de vista e/ou da compreensão e sensibilidade do grande público.

Eu mesma não sou necessariamente fã da Legião desde o pricípio... Levando-se em conta que eu tenho 25 anos, eu era criança no auge da história deles e assumo que mal tinha prestado atenção neles antes da morte do Renato Russo (não preciso dizer que adolescentes levam tempo para criar bom gosto musical rs). Independente disso, há muitas coisas mais que eu poderia escrever a respeito para aprofundar o assunto sem nem ter muito trabalho pesquisando.

2) Sobre o pregador: é tão difícil entender que há uma diferença entre compartilhar opiniões, gostar e/ou se identificar com esta ou aquela música e seguir o exemplo do artista? Artistas interpretam sentimentos e opiniões deles e/ou de outras pessoas, isso é diferente das atitudes que eles têm.

Sempre que assisto algum vídeo no YT vejo comentários do tipo "olha o exemplo de vcs, vcs deveriam se espelhar em Jesus"... Tipo, eu acho perfeitamente possível gostar do trabalho de uma pessoa e não concordar com o modo que ela vive. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Todos temos o direito de ter a crença que melhor se adaptar ao nosso modo de pensar mas não acho que, por gostar do artista X ou do Y, deixa-se de ter livre-arbítrio e bom senso.

Anyway, momento garota enxaqueca à parte, não poderia concluir sem colocar os links para o programa no orkut (são 9): 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.


PS: O volume II virá quando eu assistir à peça. Volume II.

2 comentários:

Micha Descontrolada disse...

eu sou tão fã, q só de ler meu coraçao acelerou, acredita? aff :(
saudade demais..

eu comecei a amar a legião ainda criança...As 4 estações foi meu primeiro LP aos 10 anos de idade, e desde então...nunca mais parei de comrpar..até refazer toda minha coleção em cd.


esse especial foi perfeito...o bruce arrebenta mesmo...pena q na época q passou eu não tinha dvd q gravava..e não tenho saco de assistir no yt.

qto à peça..é perfeita.é emocionante demais..qdo vc ver, vai amar, com certeza...


/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_.................

Lulu on the sky disse...

Amoooooooooooooo bom demais.. devo ver a peça essa semana.. ai te falo.
Big Beijos