quarta-feira, agosto 06, 2008

Livro: Trilogia Fronteiras do Universo III - A Luneta Âmbar

A guerra é iminente e os exércitos de Lord Asriel e da Autoridade, comandado por Metatron - o Regente - estão se agrupando. Nos dois lados há Anjos e vários outros tipos de indivíduos, vindos dos mais diferentes Universos sendo que em todos coisas muito estranhas estão acontecendo.

As crianças começam o terceiro livro - A Luneta Âmbar - separadas, Lyra é prisioneira em uma caverna, mantida adormecida pela Sra. Coulter e Will está em uma cruzada desesperada em busca da amiga. Com a ajuda de um Anjo mau-humorado e de uma menina da aldeia próxima, Will consegue libertar Lyra ao mesmo tempo em que os exércitos da igreja e de Lord Asriel chegam e acaba conseguindo dois novos aliados, Cavaleiro Tialys e Lady Salmakia, galvespianos que acabam se tornando seus acompanhantes na continuação de sua jornada, ao mundo dos mortos e além.

A guerra está em seu ápice e há grandes perdas e tristes separações... Será possível conseguir que haja um mundo sem uma Autoridade inquisitora e cruel ou tudo acabará simplesmente acabará no nada? Será misterioso papel do Pó esclarecido?

A trilogia é, no final das contas, muito sobre crescer e fazer escolhas, mas tb sobre uma luta do conhecimento, livre arbítrio e liberdade contra aqueles que desejam impor uma nova e pior idade das trevas. Devo confessar que fui bem superficial ao contar esses livros... Poderia ter falado na relação entre Lyra e o rei dos Ursos, Iorek Byrnison; na inter-dependência e amor profundo entre as pessoas e seus daemons; nos gípcios e bruxas, além de ter falado sobre os mulefas (simpáticos, mas um tanto fora de contexto eu acho), uma vez que observar o desenvolvimento e construção de relações e analisá-las são sempre coisas que me interessam bastante nas histórias, mas preferi somente tentar criar alguma curiosidade em quem possa vir a ler os meus textos.

Momento Cris: o primeiro livro já virou filme e, apesar de não ter assistido ainda, sempre imaginei a Sra. Coulter com a cara da Nicole Kidman.


Título Original:
The Amber Spyglass
Autor: Philip Pullman
Editora: Objetiva
Páginas: 528
Ano: 2000


PS: Partes I e II.

Um comentário:

Lulu on the sky disse...

Não li o livro.
Big Beijos