segunda-feira, outubro 15, 2007

Blog Action Day - Environment

Há algum tempo vi no Favoritos, sobre a blogagem global programada para 15/10, com o tema Meio Ambiente e me inscrevi como participante (o que não significa que tive tempo de escrever algo profundo).

Por meio ambiente, entende-se as forças e condições que cercam e influenciam todos os seres vivos: clima, iluminação, pressão, teor de oxigênio, condições de alimentação, modo de vida em sociedade...

A preservação do meio ambiente é vital para a continuidade da vida como conhecemos no planeta. O assunto está tão em pauta, que até o Nobel da Paz foi para o Al Gore e o Painel da ONU a respeito, devido aos problemas causados pela influência dos seres humanos no mesmo. Desde o século XIX, a intensa industrialização e a tardia percepção dos danos advindos, têm agravado muito os problemas climáticos.

Todos já ouvimos falar do tal aquecimento global, mas o que ele é exatamente? Aquecimento global significa o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Esse aumento pode vir a devastar regiões costeiras num futuro não muito distante, devido à elevação do nível do mar causada pelo derretimento das calotas polares e icebergs. Também há mudanças nas chuvas e no ciclo vital das plantas, que podem ser fatais para algumas espécies e ecossistemas.

O "ex-futuro presidente dos EUA" (para quem não sabe, ele ganhou a eleição no voto popular, mas lá nos EUA, o que vale são os tais colégios eleitorais) citado acima tornou-se o mais famoso e convincente porta-voz do aquecimento global e de suas conseqüências catastróficas.

Sei que não falei nenhuma novidade, mas de vez em quando é bom lembrar... Só não vou entrar no mérito do esgotamento de combustíveis fósseis e do quanto eles são prejudiciais pq o texto ia ficar enorme... rs

O site da blogagem, para quem quiser se inscrever é este (em inglês). Concluindo:

"Se você tem metas para 1 ano, plante arroz. Se você tem metas para 10 anos, plante 1 árvore. Se você tem metas para 100 anos, então eduque 1 criança. Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o Meio Ambiente".

(Confúcio)

Um comentário:

Lulu on the sky disse...

Dessa vez não participei da blogagem coletiva pq ja tinha escrito esse ano sobre o meio ambiente bem na época do Live Earth.
Big Beijos