segunda-feira, outubro 22, 2007

A infância nos anos 80

As pessoas que nasceram dos fins dos anos 70 aos meados dos 80 foram sortudas... Fomos a última geração que viu a ficha de orelhão, o disco de vinil nas lojas e teve a infância e a adolescência brincando na rua e livre de telefones celulares. Diz-se por aí que temos a vantagem de ter vivido a transição que ocorreu nos últimos anos, compreendendo-a mais facilmente... Não sei disso não... rs

Para falar a verdade, não me lembro muito bem desses anos... Nasci em 1982, então passei a minha infância em tal década. Lembro de alguns brinquedos como Meu Querido Pônei, Moranguinho (tinha a casa dela, em forma de um morangão e a balança), Ursinho Carinhosos, a Feijãozinho, Lu Patinadora, Lango Lango, Pense Bem, Barbie... Mas eu tb brincava de amarelinha, pular elástico, barra manteiga, esconde-esconde, super trunfo, pega-pega.... Ah, tb trocava papel de carta (acho que isso ainda se faz hoje, dado o interesse da sobrinha por eles).

Foram muitas manhãs e tardes (nas férias) na frente da tv... Bozo, Xuxa, Mara etc me fizeram bastante companhia. Aliás, ainda hoje não perco uma chance de assistir os desenhos que passavam nesses programas... Não troco Tom e Jerry, He-man, She-ra, Pica-pau, Looney Tunes e Pantera Cor-de-rosa, que ainda passam pelas madrugadas da vida nem por Simpsons, quem dirá pelas coisas que passam agora... Isso para não falar dos queridos Ursinhos Gummy, A Nossa Turma, Smurfs, Snorks, Pooples, Muppet Babies e Thundercats que não passam mais... Não posso esquecer dos seriados japoneses: Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraya...

Lembro das canetas de 10/12/15 cores, dos estojos "automáticos" paraguaios, de comer KRI, de chorar quando o Chacrinha morreu (manteiga desde sempre), adorava o sítio (vi alguma das reprises, a Narizinho que me lembro era a Rosana Garcia), cantava junto com o comercial da Faber Castell, ficava doente toda vez que minha mãe chegava em casa com ingressos para um show da Xuxa e gostava de Menudo (isso dizem que era culpa da minha mãe)...

Assim, encerramos o assunto anos 80, ok?


Mais? Aqui.

3 comentários:

Lulu on the sky disse...

Como boa balzaquiana, digo q vivi os anos 80 muito feliz, até comprei o almanaque dos anos 80. RECOMENDO.
Big Beijos

Cíntia Mara disse...

Eu nasci em 86, mas mesmo não tendo vivido tudo isso, tenho boas lembranças da minha infância. Estou pensando em fazer um blog dedicado ao assunto, mas ainda estou na fase de "pesquisar" o que já tem na net a respeito.

Mark disse...

Oi Chris, os anos 80 foram tudo de bom... Estou iniciando o site www.anos80.org justamente para celebrar esses anos de ouro... Espero que voce nos visite, e se quiser que eu publique algo, me avise... Markate.