terça-feira, outubro 16, 2007

Prêmio Nobel

Entre a última semana e ontem, foram divulgados os ganhadores do Prêmio Nobel deste ano, que receberão a honraria em 10/12.

Para quem não sabe, o Prêmio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, o inventor do dinamite, em seu testamento e é atribuído anualmente a pessoas que se destacaram nos campos da física, química, medicina, literatura, economia* e paz.

Os laureados são anunciados anualmente em Outubro pelos diferentes comitês e instituições que realizam a seleção, sendo entregues em cerimônia formal realizada em Estocolmo, na data em que Alfred Nobel faleceu (10/12). O mais famoso dos prêmios - o Nobel da Paz - é a exceção, sendo entregue em Oslo.

Um Prêmio Nobel consiste em uma medalha de ouro, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel e tem o objetivo de permitir que os agraciados continuem a se aprimorar e contribuir para a humanidade em suas áreas de especialidade.

Após o momento pesquisa escolar, eis a lista de 2007:

Literatura: Doris Lessing - escritora inglesa de obra vasta, variada e marcada pelos cenários da África e a causa feminista.

Medicina: Mario R. Capecchi, Martin J. Evans e Oliver Smithies - pelo desenvolvimento de uma tecnologia para manipulação genética em ratos.

Química: Gerhard Ertl - por estudos de reações químicas em superfícies, que ajudaram a entender fenômenos que vão do surgimento da ferrugem ao sumiço da camada de ozônio.
Física: Albert Fert e Peter Grünberg - pela criação de técnicas que permitem a leitura da informação armazenada em discos rígidos, possibilitando sua compactação radical com a implementação dos cabeçotes de leitura atuais.

Economia: Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson - por terem estabelecido as bases da teoria do design de mecanismos.

Paz: Al Gore e IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU) - pelos esforços para aumentar o conhecimento sobre mudanças climáticas.

O site da fundação Nobel Prize, em inglês, é este.


* há controvérsias se este realmente é um Prêmio Nobel por não ter sido concebido por Alfred Nobel em seu testamento, mas como consta no site da entidade, eu coloquei

Um comentário:

Lulu on the sky disse...

Fiquei sabendo do Al Gore q faturou o prêmio Nobel da Paz, aliás se eu não me engano o Bono tinha sido indicado tb nessa categoria.
Big Beijos