sábado, dezembro 01, 2007

01/12 - Dia Mundial de Combate à AIDS

Eu não ia escrever a respeito da data de hoje, simplesmente porque não tive tempo mas, lendo o blog da Lulu, resolvi tb escrever um pouco sobre a AIDS.

AIDS ou Síndrome da Inumodeficiêsncia Adquirida (Acquired Immune Deficiency Syndrome), é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV.

A infecção por HIV normalmente se dá através de secreções genitais ou sangue e os modos mais comuns de contágio são via sexual, intravenosa ou mãe-filho (gestação e amamentação).

Uma pessoa pode ser portadora HIV e ficar anos assintomática. O diagnóstico de soropositividade é feito através da detecção dos anticorpos produzidos contra o vírus com um teste ELISA, sendo a infecção caracterizada por um conjunto de sintomas resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus, sendo que os linfócitos, fundamentais para a coordenação das defesas do organismo, são os principais alvos.

Uma coisa interessante que nem todo mundo sabe é que não se morre de AIDS e sim das doenças oportunistas (causadas por outros agentes infecciosos) que se aproveitam da resposta imunitária eficiente.

É fato que a AIDS não tem cura e, apesar da sobrevida que se tem atualmente, ainda se trata de uma doença crônica. Portanto, previnam-se!

Mais informações: aqui e aqui.

Um comentário:

Nando Damázio disse...

Oi, Cris, parabéns pela postagem, ficou muito boa !!
Seu blog também está excelente, gostei tanto que voltarei mais vez, tá ??
Também participei da blogagem coletiva ..
Abraços e até logo !!
Nando