quinta-feira, dezembro 13, 2007

Filme: Cartas de Iwo Jima

Depois da visão estadunidense, vamos à visão japonesa.

O diretor Clint Eastwood retrata em A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima os dois lados de uma batalha decisiva da Segunda Guerra Mundial no Pacífico. A ilha de Iwo Jima, um pedaço de terra inóspito, é um ponto estratégico para chegar a Tóquio, sendo inevitável a ocorência de uma batalha por seu controle. O embate ocorreu entre Fevereiro e Março de 1945, quando a guerra na Europa já se encaminhava para o fim, e deixou o saldo de quase 30 mil mortos (a maioria japoneses).

Enquanto A Conquista da Honra tem como ponto de partida a famosa foto no monte Suribachi, As Cartas de Iwo Jima começam com o envio do General Tadamichi Kuribayashi para liderar os japoneses. Diferentemente do filme irmão, aqui temos toda a história centrada na influência da figura de uma só pessoa.

O general, grande estrategista, está ciente de sua desonra, tendo sido enviado para uma batalha julgada perdida desde antes de começar. De qualquer maneira, com toda a disciplina oriental, ele cria uma estratégia que, a princípio impõe um bom número de baixas aos estadunidenses. O problema começa quando mesmo assim os americanos, em número muito maior, continuam a avançar. Os subordinados do general consideram a derrota como uma desonra inaceitável, incentivando o suicídio coletivo de seus comandados, o que levou a brilhante estratégia do general a um fracasso retumbante.

O filme é maravilhoso! Clint Eastwood com todo bom senso que lhe cabe, optou por fazer o filme com atores japoneses e falado em japonês. Enquanto a versão estadunidense foi baseada em um livro, a versão japonesa veio principalmente a partir das cartas às famílias feitas por homens que passaram pela batalha.


Título Original: Letters From Iwo Jima
Estúdio: DreamWorks SKG / Warner Bros. Pictures / Malpaso Productions / Amblin Entertainment
Direção: Clint Eastwood
Duração: 140 minutos


DVD Cartas de Iwo Jima por R$ 44,90

2 comentários:

Lulu on the sky disse...

Ai cris esse tipo de filme não me atrai muito não.
Big Beijos

Micha Descontrolada disse...

nunca vi...mas não sei se ia gostar.
mas sempre q acho q não vou gostar, acabo gostando..ahaha coisas de geminiana.


/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_.................