quarta-feira, dezembro 12, 2007

Filme: A Conquista da Honra

Mais uma vez, um filme que precisava ser assistido no cinema e demoramos demais, quase perdemos a chance, aliás, foram dois... Esse, da visão estadunidense e o Iwo Jima, a visão japonesa do mesmo conflito. Dizem que havia uma ordem certa para ver os filmes, mas estou postando na ordem que assisti. Aliás, perdoem a pessoa metódica aqui, mas a introdução será a mesma para os dois filmes.

O diretor Clint Eastwood retrata em A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima os dois lados de uma batalha decisiva da Segunda Guerra Mundial no Pacífico. A ilha de Iwo Jima, um pedaço de terra inóspito, é um ponto estratégico para chegar a Tóquio, sendo inevitável a ocorência de uma batalha por seu controle. O embate ocorreu entre Fevereiro e Março de 1945, quando a guerra na Europa já se encaminhava para o fim, e deixou o saldo de quase 30 mil mortos (a maioria japoneses).

Em A Conquista da Honra, temos a visão estadunidense, a partir da história de três homens dos seis homens que participaram da clássica foto do asteamento da bandeira america no monte Suribachi, um símbolo necessário para a campanha por mais recursos para a guerra (familiar, no?). No decorrer da "turnê" deles vê-se em flashs como foram os dias entre a preparação (entenda-se estratégias e envio de tropas) e a conclusão dos trabalhos na ilha e os sentimentos e traumas que cada um trouxe de lá.

Esse é o filme original. Baseado no livro do filho de um dos homens que participou do asteamento e da turnê. Resolveu-se fazer o segundo devido à reação dos japoneses. Como menina que sou, não necessariamente procuro por filmes de guerra para assistir, por mais que eles sejam bem conceituados. Mas não me arrependo de tê-los visto. Sinceramente? Este filme é bom, como todos os filmes com o dedo de Clint Eastwood e Steven Spielberg são, mas o outro é muito melhor.


Título Original: Flags Of Our Fathers
Estúdio: DreamWorks SKG / Warner Bros. / Malpaso Productions / Amblin Entertainment
Direção: Clint Eastwood
Duração: 132 minutos


DVD A Conquista da Honra por R$ 49,90

Nenhum comentário: