quarta-feira, maio 25, 2005

Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith



Comentário: Eu conheço (e adoro) essa série desde pequena, mas sei que tem gente que vive muito bem sem isso. De qualquer maneira, antes de falar desse filme, eu vou explicar porque porque os fãs antigos odeiam os episódios I e II e o episódio III é tão esperado.

Para quem não percebeu ainda, os filmes novos vêm antes dos antigos na cronologia do George Lucas. Eles contam como Anakin Skywalker virou o terrível vilão Darth Vader que conheceu-se na trilogia antiga. Dizem que George Lucas, que era um diretor em começo de carreira, resolveu começar pelo episódio IV porque ele era o mais barato e que quis esperar até ter recursos melhores para fazer a primeira parte da história. Eu, sinceramente, acho que a decisão de fazer a nova trilogia se deveu ao sucesso do relançamento da trilogia original nos cinemas em 1997. Agora, porque a maioria dos fãs antigos odeiam os dois primeiros episódios? Porque eles são filmes completamente diferentes da trilogia antiga (e também porque eles enrolam muito). E o terceiro filme é o mais esperado porque mostra justamente a transição do jedi para o sith (cavaleiro do lado negro da força), o surgimento do temido Darth Vader.

Depois de anos de guerra (começadas no ep II e mostradas no desenho Star Wars: Guerras Clônicas do Cartoon Network), os cavaleiros jedi começam a ter sérias dúvidas sobre o chanceler Palpatine. Anakin Skywalker, apontado como o Escolhido pela profecia (lembrando que a trilogia antiga já tinha esse negócio de escolhido), está cada vez mais frustrado por não ser reconhecido como acha que deve pelos demais jedis e por ter que esconder seu casamento com a senadora Padmé Amidala, que vem a estar grávida. Toda essa frustração acaba se somando à revolta e ao medo que ele não consegue controlar, aproximando-o do chanceler que vem a ser um sith, cavaleiro do Lado Negro da Força. Quando Anakin sucumbe ao Lado Negro da Força, Obi-Wan Kenobi deve precisa proteger Padmé e seus filhos.

O episódio III é cheio de detalhes que fazem os fãs da trilogia antiga se sentirem crianças outra vez. Vê-se n coisas que tiveram continuidade na trilogia antiga, como personagens e cenários. O filme tem muitas lutas com sabres de luz e, como sempre, algumas cenas desnecessárias (que não tornaram esse um filme longo, mas poderia-se viver sem elas). O R2-D2 é uma graça, ele praticamente rouba algumas cenas. Tem também um dinossauro (ou algo do tipo) que é uma gracinha!!! A história do filme é bem contruída, fechando praticamente todos os buracos da trama e humanizando a figura do Darth Vader, dando motivos para ele ter se tornado aquele que foi considerado o maior vilão da história do cinema (eu já discordava disso antes e continuo discordando). Os efeitos estão perfeitos, a interpretação do Anakin que foi um tanto quanto criticada no segundo filme convence como alguém em conflito consigo mesmo. Eu continuo gostando mais da trilogia antiga (só para constar, o meu preferido não é o ep V como acontece com grande parte dos fãs), mas esse foi um filme muito bom com uma estratégia de marketing espetacular.


***UPDATE - 26/05, 2h48***

Só para matar a curiosidade, o meu vilão preferido é o Dr. Hannibal Lecter. E o meu filme preferido da série Star Wars é o Episódio VI (fazer o que, sou bobinha, adoro finais).

Nenhum comentário: