terça-feira, novembro 13, 2007

14/11 - Dia Mundial do Diabetes

Hoje, 14/11, é o dia Mundial da Diabetes. Tipo, acho estranho ter um dia dedicado a uma doença - afinal, no caso da AIDS, por exemplo, tem-se o Dia Mundial de Luta Contra -, mas como medida de conscientização e prevenção, todos os tipos de esforços são válidos.

A Diabetes Mellitus, é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e provocadas pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. Há relatos que indicam a sua ocorrência desde o século II d.C. sendo que a primeira descrição reconhecida por sua sintomatologia data século XVII e a descoberta da existência de glicose na urina do século XVIII.

A diabetes é classificada em Tipo I (destruição da célula beta do pâncreas que leva a deficiência absoluta de insulina devida a processos auto-imunes ou idiopáticos) e Tipo II (predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina).

No tipo I, a causa básica é uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). Assim sendo, nos primeiros meses após o início da doença, são detectados no sangue dos pacientes, diversos anticorpos sendo os mais importantes o anticorpo anti-ilhota pancreática, o anticorpo contra enzimas das células beta (anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico - antiGAD, por exemplo) e anticorpos anti-insulina.

No DM tipo II, ocorrem diversos mecanismos de resistência a ação da insulina, sendo o principal deles a obesidade, que está presente na maioria dos pacientes.

Um fato importante foi a descoberta da insulina em 1921, que trouxe novos horizontes aos portadores da doença. Em homenagem a esta descoberta, 120 cidades em todo mundo vão iluminar monumentos e pontos turísticos com a cor azul, sendo que o MASP e o Cristo Redentor estão entre eles.

Por que tanto interesse nisso? A diabetes está cada vez aparecendo mais cedo, tornando-se comum em crianças e adolescentes e é uma limitação considerável na vida de uma pessoa. Meu pai é diabético. E eu, por ter engordado, cheguei a ficar pré. Temos mais do que consciência, experiência nisso.







Alguns dos monumentos participantes


Fontes: ABC da Saúde, Wikipedia, Uol, Site Oficial (en).

Nenhum comentário: