quinta-feira, novembro 15, 2007

15/11/1889 - Proclamação da República

A Proclamação da República, de maneira bem sintética é a instauração do regime republicano no país, derrubando a Monarquia.

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. O governo do Império tinha perdido suas bases econômicas, militares e sociais. Fazia-se necessária a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Porém, as idéias republicanas não tinham ainda grande penetração popular. O povo estava descrente da Monarquia, mas não havia uma crença generalizada na República. Por isso, o movimento de 15 de novembro de 1889 não teve participação popular. O povo assistiu-o, sem tomar parte.

No dia 15 de novembro de 1889, na então capital do Império do Brasil, na hoje chamada Praça da República, um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II.

Tendo recebido uma comunicação sobre a proclamação do novo regime e solicitando sua partida para o exterior, na madrugada de 17 de novembro, Dom Pedro II partiu com a família para a Europa.

Terminava assim o regime imperial brasileiro, que durara sessenta e sete anos.



Proclamação da República, Rio de Janeiro, 15/11/1889 - na então praça da Aclamação.


Fontes: Wikipedia, Brasil Escola.

Calculadora Financeira 12C HP Por R$ 299,00 em 10X de R$ 29,90 sem juros

Um comentário:

Anônimo disse...

casa da cris tb é cultura.

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_.................