quinta-feira, novembro 22, 2007

Sobre Beatles e Nirvana

Sábado à tarde, estávamos eu e o Vi na sala e na tv passava o Unplugged in New York aka acústico do Nirvana, como aperitivo pelo lançamento do DVD lá nos EUA. Como somos ambos palpiteiros e relativamente bem informados, começamos a discutir sobre Yoko Ono e Courtney Love.

Não é nenhuma novidade que ambas são as viúvas mais odiadas do rock. A uma é atribuído o fim da maior banda de todos os tempos* - nada demais, certo? À outra, tem gente que atribui até o assassinato do marido, oficialmente suicida. Mas será que cabe tal comparação?

Yoko Ono é uma artista conceitual, esperimentalista tanto nas artes plásticas quanto na música. Fama e fortuna não me parecem ser coisas que ela realmente almejasse... A impressão que eu tenho é que isso é realmente secundário na cabeça dela... Ela teve culpa no fim dos Beatles? Alguma... É fato que Paul McCartney e George Harrison não tinha nenhuma simpatia por suas idéias... Aliás, eles não suportavam sua presença. Mas a influência da mulher de Paul e o fato de haver muitos egos gigantescos por ali tb tiveram sua parcela de culpa. E outra coisa, depois do estado em que a vi na homenagem a eles no Grammy de alguns anos atrás, eu que nunca a odiei, passei a ter até simpatia. Yoko não tinha nem condições de falar tamanha a emoção na homenagem ao marido falecido. Não vivenciei a época, mas não tenho dúvida do amor dela. Sem contar que ela sempre apoiou lançamentos póstumos, desde que não contrariassem os princípios de Lennon.

Já Courtney Love... Não sou realmente fã do Nirvana, mas vejo alguma razão no ódio a ela. É complicadíssimo convencer esta senhora a aprovar qualquer lançamento com a marca Nirvana. Porque ela nunca concorda com o $$. Sem contar que há inúmeros boatos sobre o caráter quase bélico de seu casamento com Kurt Cobain e até uma teoria conspiratória sobre sua suposta participação no dito suicídio.

Não sou especialista em música, muito menos em histórias de bastidores, mas não acho que elas tenham qualquer coisa a ver - muito pelo contrário, não poderiam ser mais diferentes. O único ponto em comum é o ódio dos fãs de duas grandes bandas que não existem mais.



*Conceito subjetivo, ok?

2 comentários:

Lulu on the sky disse...

Olha desde q me conheço por gente rola esse papo q a Yoko q separou os Beatles, na verdade foi uma guerra de egos entre Paul e John.
Big Beijos

Anônimo disse...

Pensei q hj vc ia falar um pouco sobre o "thanksgiving"...
Legal o texto.

bjo