segunda-feira, abril 18, 2005

10 Filmes

01) Forrest Gump (Forrest Gump)
O porquê:
Forrest era uma pessoa de inteligência limitada, similar à de uma criança de cinco anos. Mas por alguma razão, tudo que ele faz acaba mudando a vida das pessoas em volta dele. Ele é um amigo sincero para o desiludido ten. Dan, o filho perfeito e o eterno apaixonado pela amiguinha de infância. O sub-título brasileiro (maldita mania) não faz jus à história. Por mais que grande parte do filme seja ele contando a própria história, ele é tão inocente que não percebe o tamanho das coisas que participou (totalmente oposto ao que algumas pessoas querem dizer quando chamam alguém de Forrest Gump).
Melhor cena: A entrevista em que John Lennon começa a recitar os versos de Imagine respondendo aos comentários de Forrest sobre a China.

02) A Bela e a Fera (Beauty And The Beast)
O porquê:
A história de um amor improvável entre a inteligente Bela e o (aparentemente) irascível Fera me conquistou quando eu tinha 9 anos e peguei uma fila enorme para entrar no cinema. Eu sou completamente apaixonada por esse desenho e, detalhe, se bobear eu sei cantar a música tema até em espanhol...
Melhor cena: Qual será, né? Claro que é a dança com a Sra. Potts cantando Beauty and the Beast.

03) À Espera de Um Milagre (The Green Mile)
O porquê:
Já deu para perceber que eu adoro filmes do tipo "as aparências enganam"... John Coffey ("like the drink, only not spelt the same") parece indiscutivelmente culpado, mas é apenas uma pessoa simples e ingênua, abençoada com um dom e que foi julgado pelas aparências no racista sul dos EUA da década de 30. A mensagem do filme é sobre a percepção de que pequenos milagres divinos passam por nossos olhos a todo instante e são simplesmente ignorados. Eu choro de soluçar todas as vezes que assisto.
Melhor cena: John dizendo que não se importa de morrer porque é muito difícil viver sentindo toda a maldade que há no mundo.

04) Trilogia O Senhor dos Anéis (The Lord OF The Rings Trilogy)
O porquê:
Eu conheci a a grande obra de J. R. R. Tolkien antes de sair o primeiro filme, antes até de saber que ia ter um filme (naquela época eu trabalhava demais, não tinha tempo para ser bem informada). Aliás, eu li primeiro O Hobbit (ô perfeccionismo). É interessante ver como os seres mais insignificantes (os hobbits) podem fazer toda diferença e o valor de uma amizade verdadeira. O Os filmes não são a totalmente fiéis aos livros, mas eu gostei da adaptação.
Melhor cena: Quando no primeiro filme Galdalf conversa com Frodo em Moria e diz que "Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado".

05) E o Vento Levou (Gone With The Wind)
O porquê:
O elegante, fútil e escravista sul dos EUA perde tudo com uma guerra. O desenrolar da história mostra o efeito desta guerra na vida das pessoas indiretamente ligadas a ela pelo lado perdedor. Scarlett O'Hara faz o impossível para sobreviver e se reerguer. Eu gosto dessa história porque, apesar de ser linda e poderosa, ela não escapa das tragédias que a vida impõe. Ah, só mais uma coisa: eu não acho que os fins justificam os meios.
Melhor cena: Aquela em que Scarlett, levada ao desespero pela fome pega o rabanete direto da terra ("Por Deus, eu juro: nunca mais sentirei fome enquanto viver. Nem que eu tenha que mentir, trair, roubar ou matar. Por Deus, eu juro: jamais sentirei fome novamente").

06) Trilogia De Volta Para o Futuro (Back To The Future Trilogy)
O porquê:
Já imaginou se, por acidente você fosse parar no passado? Ou no futuro? A maneira como a possibilidade de "estragar" o presente e o futuro é mostrada de um forma bem leve e engraçada pelo destrambelhado professor Brown e o atrapalhado Marty McFly.
Melhor cena: Marty se empolgando ao tocar "Johnny B. Goode" no baile Encanto Submarino três anos antes da música ser lançada.

07) Trilogia Star Wars Antiga (Star Wars)
O porquê:
"Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante"... Assim começaram as aventuras dos rebeldes contra o império há quase 30 anos. Apesar de não dar essa primeira impressão, essa história envolve muito mais do que isso. Envolve tanta coisa que foram necessários mais três filmes para explicar tudo. O Yoda adoro eu e as picuinhas entre o Han Solo e a princesa Léia também.
Melhor cena: Han Solo "terminando" com a princesa por achar que ela ama Luke na lua de Endor.

08) Cantando na Chuva (Singing In The Rain)
O porquê:
Uma das cenas mais manjadas da história do cinema (e a que me fez ficar acordada até as 3 da madrugada pela primeira vez na vida) foi a que deu o título a esse filme. Na história, um talentoso ator de filmes mudos acaba se apaixonando por uma aspirante a atriz durante a transição do cinema mudo para o falado. A minha parte maldosa também adora a cena da "diva" Lina Lamont cantando (e se ferrando) na premiere do primeiro filme falado da dupla Lockwood e Lamont.
Melhor cena: Don Lockwood dançando na chuva!!!

09) Procurando Nemo (Finding Nemo)
O porquê:
Pais super-protetores e filhos que se rebelam. Poderia ser uma história comum e sem graça se não fosse Dori, a peixa sem noção, sem memória e que fala baleiês.
Melhor cena: A reunião tipo AA dos tubarões.

10) A História Sem Fim (Neverending History)
O porquê:
Clássico da minha infância. Um menino tímido e retraído acaba pegando um misterioso livro no qual um mundo mágico, com criaturas fantásticas, está ameaçado pelo "nada". Eu sempre quis ter um Falco!!! Imagina, um dragão com cara de poodle rosa e que ainda por cima voa? O que mais a pequena Cris poderia querer? (para quem não sabe, a criança sem noção que eu fui um dia sempre quis um poodle rosa porque acreditava que eles nasciam rosa... ainda bem que eu já era grandinha quando eu ganhei a Babi)
Melhor cena: O menino Bastian assustando os "valentões" da escola com a ajudinha do Falco.

Nenhum comentário: