sexta-feira, agosto 31, 2007

31/08/1997

Conspirações e boatarias à parte, essa foi a data em que deixou este plano uma das maiores e mais carísmaticas figuras do século XX: Diana Spencer ou, simplesmente, Lady Di. Carismática, ícone da moda e ativista de várias causas nobres, ela sofreu durante 15 anos, parte deles calada, em um casamento infeliz.

Atualmente, muitos reconhecem hoje que o conto de fadas de Diana foi um intervalo na história do verdadeiro amor do Príncipe Charles e sua inadequada namorada de juventude - hoje esposa - Camila Parker Bowles. Voltando alguns anos no passado, era difícil aceitar tal hipótese.

Não me lembro exatamente em que momento tomei conhecimento da existência da Princesa Diana... Seu casamento transmitido pela tv e acompanhado por estimadas 750 milhões de pessoas foi antes de eu nascer. Talvez sua majestade fosse algo que estivesse no inconsciente coletivo da minha geração... Um daqueles fatos que sempre pareceram fazer parte de nossas vidas.

Lembro de muitos momentos de glamour, uma visita ao Brasil, da amizade com a embaixatriz brasileira e, claro, das campanhas com pessoas doentes e contra as minas terrestres. Entretanto, a primeira vez que lembro de ter prestado atenção em algo ligado a ela foi no famigerado episódio do "tampax"... Pequena feminista que era, lembro de ter ficado indignada com o herdeiro por ter traído-a de tal maneira. Hoje em dia, sei que as coisas não são tão simples e que a vida deles não era como se supunha.

De qualquer maneira, perdeu-se muito no túnel parisiense sob a Ponte de l'Alma naquela madrugada de agosto dez anos atrás. Três vidas acabaram ali, de modo brusco, inesperado. Naquela noite, o mundo perdeu alguém que simbolizava qualidades nobres do ser humano; uma pessoa imperfeita como todos somos, com problemas, defeitos e virtudes mas que, independentemente disso, usava sua posição e prestígio para tentar fazer alguma diferença. Não importa o que possa ter levado-a a tal postura - já disse que não vou entrar no mérito dos boatos e conspirações - precisa-se de mais pessoas assim no mundo de hoje.


Mais? Aqui.

Nenhum comentário: