quinta-feira, agosto 23, 2007

Escrever para quem?

Mais um meme que tem rodado é a pergunta: Devo escrever para leitores de feeds ou para paraquedistas?

Bom, antes de tudo, escrevo para mim... Fico muito feliz em saber que tenho leitores (e fiz amigos) mas, basicamente, escrevo sobre o que gosto e desgosto, sobre o que acho interessante, posto coisinhas que achei por aí e gostei... ;) Para falar a verdade, nem me atraio muito por escrever sobre o que todos estejam escrevendo. Dificilmente o que eu escreveria passaria pelo meu senso crítico após ler a opinião de pessoas que eu respeito... (o suposto silêncio sobre o pan e sobre a tal propaganda contra blogueiros vem daí... uma exceção foi a blogagem coletiva sobre amamentação)

Sinceramente, prefiro escrever para os leitores de feeds... São pessoas de quem sempre pode se esperar um feedback... Além de serem pessoas com quem é possível fazer amizade... (cabe um parênteses: não faz tanto tempo que me rendi ao Google Reader... apesar de toda praticidade, sinto falta da identificação com o layout de cada um...)

Pensando bem, até que não caem tantos paraquedistas aqui... (sou uma verdadeira nanica rs) A maior parte deles cai por coisas que eu citei em algum momento. Os campeões de audiência - lenda do girassol, Homem Aranha, música dos anos 80 e Harry Potter (1, 2, 3) - se não eram posts mais complexos, viraram... (fazer o que se não consigo resistir a ajudar as pessoas) Para não dizer que os joselitos não chegam por essas paragens tb, semana passada caiu alguém procurando fotos do acidente aéreo e, tão cabeçudo que era, nem percebeu que seria levado a um post de 2005 (o qual, diga-se de passagem, não tem nada a ver com aviões... não consegui descobrir a relação que o Google achou)...

Um dos argumentos a favor de escrever para os paraquedistas é o AdSense... Difilmente um leitor constante clicaria... Até coloquei aí do lado, mas acho que nunca alcançarei os 100 dólares necessários para o cheque...

Cada um escreve para quem lhe convém, mas acho que, no fim da história, todos meio que acabamos escrevendo tanto para paraquedistas (mesmo que inconscientemente) quanto para leitores de feed.

Nenhum comentário: