quarta-feira, agosto 29, 2007

Futuro das mídias... (Parte II de II)

Continuando, claro que os "óculos" não seriam a única maneira de entretenimento... Convenhamos que seria esquisito ter todos os habitantes de uma casa numa mesma sala, cada um com os seus "óculos" (a mesma coisa sobre os carros conceituais para uma ou duas pessoas... até parece que deixaremos de ter filhos e tralhas a serem transportados)... rs Para as casas, acredito já ser realidade a existência de casas "geridas" por computadores... Mas eu imagino uma mudança no modo como vemos tv... Algo como um receptor que seja quase uma central multimídia... (até acho que já exista algo assim e eu desconheça)

As opções digitais dos tvs por assinatura brasileiras já oferecem opção de compra à la carte de filmes através do controle remoto (e, em alguns canais da escolha de legendas e idioma)... Só falta ter-se acesso a esses filmes quando bem entendermos (ainda tem hora marcada para começar os filmes) e aos vídeos e arquivos disponíveis na internet num mesmo aparelho (de preferência com uma tela maior que 20")...

Outra coisa que deve mudar é o modo como lemos... Acredito que a indústria literária, assim como a fonográfica, as emissoras de tv e os estúdios de cinema, devam sofrer uma grande mudança nos próximos anos... Já há alguns autores que nem procuram editoras, lançam seus livros direto como e-books*. Jornais e revistas já estão obsoletos faz tempo... A falta de um "papel digital" explica a existência deles até hj... Por falar nisso seria ótimo ter algo assim... Imaginem, num mesmo aparelho, super fino, mas de tamanho razoável, ler jornais e revistas, atualizados em tempo real, e livros... Seria o fim dos problemas de espaço físico de muita gente...

Tb acho que vem por aí uma mudança no modus-operanti da internet... Apesar de sermos vítimas constantes de pessoas mal-intencionadas, tenho a impressão que ainda vivemos numa era quase utópica... Mas isso é assunto para outro post.

*Assunto debatido com muito mais propriedade pelo Biajoni (aqui e aqui), no Forsit e no Uma Odisséia Literária.

Um comentário:

Anônimo disse...

A bem da verdade, amiga, é que apesar de trabalhar com uma parte disso tudo que chamamos de tecnologia eu tenho é muito medo disso tudo... há tempos não consigo mais acompanhar essa evolução tão acelerada, acabo sendo um poço de contradição: muita coisa me enche os olhos, enquanto não largo mão de escrever em papel e caneta (acredite, os rascunhos de meus posts nascem assim, *rsss) e de uma boa leitura com o livro em mãos, cheirinho de papel impresso e poeira! Hehehe!