terça-feira, agosto 07, 2007

Semana Mundial da Amamentação

A importância da amamentação para a mamãe e o bebê vai além da criação de um vínculo afetivo: o leite materno contém nutrientes, enzimas e substâncias imunológicas que protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita nos primeiros seis meses (período no qual acontece o amadurecimento do sistema digestivo do bebê) e como complemente à alimentação por mais algum tempo (segundo a OMS, a amamentação deve ocorrer até os 2 anos).

Nessa última semana (de 1 a 7 de Agosto) ocorreu a Semana Mundial da Amamentação, ação criada em 1992 pela Aliança Mundial Pró Aleitamento Materno (WABA), que atualmente ocorre em mais de 120 países.

O slogan da campanha dessa ano é “Amamentação na Primeira Hora, Proteção sem Demora” e diz respeito a ao citado ato, que estimula a produção do leite e a contração do útero na mãe (ajuda a expulsar a placenta e reduz o sangramento após o parto), além de incentivar o reflexo de sucção do bebê.

Uma das muitas vantagens dese ato é a exposição do bebê às bactérias da mãe que costumam ser menos agressivas e contra as quais o leite materno possui fatores de proteção. As bactérias maternas passam a habitar o intestino e a pele do bebê, competindo com as bactérias mais nocivas do ambiente hospitalar, de modo a evitar a ocorrência de infecções.

Pessoalmente, não tenho muito a acrescentar sobre amamentação porque não passei por essa experiência (ainda), mas acho relevante saber a respeito, mesmo sem a intenção de ser mãe por enqüanto.


PS: Esse post faz parte da blogagem coletiva organizada pelo blog Sindrome de Estocolmo.

Fontes: Revista Pais e Filhos, Matrice, Guia do bebê

4 comentários:

Elza disse...

Olá!!
Estou passando por aqui para dar meus parabéns
pela sua indicação, ao prêmio blog 5 estrelas!
Seu blog é muito original, parabéns 2x!
rsrs..
boa semana.
=]

samegui disse...

Estou visitando as participantes da blogagem coletiva da Denise, da qual também orgulhosamente participo.
Parabenizo-a pór participar da campanha mesmo sem ser mãe.

Luma Rosa disse...

Cris, é muito bom que esteja se preparando desde já. Não terá tantas dificuldades quando chegar a hora. Beijus

RH disse...

Parabéns pelo blog.
Convido a ler o artigo:

http://dr-hugo-jorge.blogspot.com/2007/11/amamentao-leite-materno-aumenta-qi-em.html

Hugo Jorge
http://dr-hugo-jorge.blogspot.com