segunda-feira, agosto 27, 2007

Isso é Brasil...

Comentei no Twitter semana passada (quinta) sobre um texto que li no blog da Cora falando sobre a atitude desumana dos funcionários do Ministério da Agricultura no aeroporto. Leiam aqui.

Resumindo, uma moça saiu legalmente com o poodle para passar alguns meses na Alemanha. Saiu com a documentação legal em dia e com validade até 05/06/07. Não teve orientação para atentar ao fato que esse documento era para sair do país que, na volta, independentemente da validade do mesmo, precisaria de um do equivalente ao ministério da agricultura do outro país. Chegando aqui foi informada pelo órgão do Ministério da Agricultura no aeroporto que seu cachorro seria deportado para a Europa e incinerado quando chegasse lá. Conseguiu liminar, ofereceu-se para pagar um clínica em que o bichinho ficasse em quarentena, trouxe veterinário para atestar a saúde dele, nada adiantou. Precisou da decisão de um juiz para que ele fosse liberado. A pior parte é que a Advocacia Geral da União e o Ministério Público apelaram!!! Como assim? O Ministério Público não deveria defender os direitos dos cidadãos? Ninguém ali tem bom senso para perceber que os tais funcionários do aeroporto seguem um código de 1934? Hoje em dia é totalmente plausível detectar qualquer problema em menos de 24 horas!!!

Lendo o texto, que tem muitos outros detalhes, quase tive um treco de tanta indignação misturada com nojo!!! Sério, nojo mesmo!!! Nojo destes ditos seres humanos. Eles estão cumprindo regras, certo, mas não podem ter alma!!! Tem que ter alguém que possa dar o aval para que o bichinho ficasse em quarentena em algum outro lugar, já que o oficial citado no texto da lei não existe...

Precisei parar tudo que estava fazendo para tentar recuperar qualquer condição de pensar, de racionalizar o que quer que fosse... Precisei discutir isso, verbalizar para conseguir processar isso na minha cabeça. Isso nunca tinha me acontecido!!! Lógico que fico indignada com muitas coisas que acontecem no Brasil, mas nunca senti tanto nojo e vergonha de algum ser humano. Eu sou apaixonada por bichos, portanto totalmente parcial nesse caso, mas acredito que todos os seres vivos têm direito à vida, principalmente quando é possível conservá-la.

A minha Bá viveu com a gente por 14 anos e 6 meses. Nesse tempo, só deixamos de levá-la conosco a alguma viagem duas vezes, as quais duraram no máximo 4 dias e ela ficou aqui em casa com parentes que gostavam muito dela. Ela estava doente e velhinha e, mesmo assim, absorver o baque da morte dela foi dificílimo para mim!!! (vide estes posts) Não consigo imaginar o que seria passar por esta situação!!!

A minha baixinha linda

2 comentários:

l♥ve disse...

Por coincidência o DECRETO 24.645 que estabelece medidas de proteção aos animais, data de 10 de Junho de 1934.
Se lhe fez tão mal, nem vou ler!! Nem quero pensar na hipótese de ficar sem o meu bichinho!!
Boa semana! Beijus

Anônimo disse...

Que maldade!

Machucar os nossos animais, que são quase filhos pra gente, é péssimo!

Logo eu, que tenho três cãezinhos :-)

Bjo!